SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Trote é crime e prejudica atendimentos como o SAMU

As ligações com falso pretexto pode acarretar graves consequências, retardando o atendimento de quem necessita

Publicado

em

SAMU recebe 20 mil trotes em 2020
Foto: Max Haack/SecomPMS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador recebeu, desde março, quando teve início a pandemia, cerca de 20 mil trotes telefônicos, de um total de aproximadamente 200 mil chamadas. O trote é enquadrado no artigo 266 do Código Penal, com pena de detenção de um a três anos.

O número de ligações criminosas foi inferior ao total do mesmo período de 2019, quando ocorreram cerca de 40 mil ligações indevidas, mas o problema ainda preocupa as autoridades de saúde do município.

Isso porque a ligação com falso pretexto pode acarretar graves consequências, retardando o atendimento de cidadãos que estão necessitando do serviço de urgência, ampliando as chances de óbitos e de sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Além disso, a atitude nociva de quem passa o trote gera desperdício do dinheiro público, já que há custos no deslocamento de ambulâncias.

Categorias

De acordo com o médico e coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, Ivan Paiva, existem duas categorias de trotes. Uma delas é de crianças que fazem as ligações com o intuito de se divertir e são logo identificadas pelos atendentes. A outra se refere a adultos que simulam estórias que resultam em gasto de tempo de diversos profissionais que deixam de atender quem de fato precisa. Esses adultos, inclusive, estão sujeitos à prisão se forem identificados.

“Esses casos são mais danosos, mais elaborados. A pessoa liga e diz que acabou de presenciar um acidente, uma pessoa passando mal, e vai respondendo às perguntas e criando uma situação que, pelo telefone, o atendente não consegue identificar se é trote ou não. Esse chamado ocupa linha telefônica e é encaminhado para o médico, ocupando também o tempo desse profissional. Encaminhamos a ambulância e, quando chegamos ao local, percebemos que a situação não existia. Não consigo entender porquê alguém tenta brincar com a vida alheia”, desabafa Paiva.

ANÚNCIO

As chamadas telefônicas efetuadas por crianças obtêm dos atendentes a mesma atenção que as realizadas por adultos, já que o pequeno pode estar tentando pedir auxílio para algum familiar. Só que, nesse caso, o trote é de fácil identificação. Como as ocorrências desse problema são, em sua maioria, ocasionadas justamente por crianças, o médico faz um alerta aos pais.

“Pedimos aos pais para sempre estarem de olho na lista de ligações do celular dos filhos e, se a criança estiver ligando para os números 192, 193 ou 190, fazer a orientação deles de forma adequada. Muitas vezes, a criança não tem noção e acha que é uma simples brincadeira”.

Cidade

Salvador completa 476 anos com shows musicais e outras atrações

A comemoração tem como ponto alto justamente o final de semana entre os dias 28 e 30 deste mês

Publicado

em

A musicalidade, o potencial criativo, a história e a cultura de Salvador serão exaltados na programação montada pela Prefeitura para
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

A musicalidade, o potencial criativo, a história e a cultura de Salvador serão exaltados na programação montada pela Prefeitura para celebrar o aniversário da capital baiana, que completa 476 anos no dia 29 de março. O calendário do Festival da Cidade Viva Salvador foi lançado nesta terça-feira (18), no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, e tem como ponto alto justamente o final de semana entre os dias 28 e 30 deste mês, com shows musicais e outras atrações em diversos pontos da cidade, além do 8º Movimento Boca de Brasa. 

O prefeito Bruno Reis destacou a importância do evento para a cidade. “Mantendo a tradição, estamos aqui lançando a programação para o aniversário da cidade. Ontem, recebi da galera do turismo o índice de ocupação hoteleira do último final de semana em Salvador: 87%, um percentual histórico para o mês. Tudo isso graças ao momento que vive a cidade, não só pelas transformações dos últimos anos, mas também por iniciativas como essa. O aniversário da cidade virou um verdadeiro festival, que a gente chama de Festival da Cidade”, disse. 

A festa principal ocorre no domingo (30), na Praça Municipal, que receberá o espetáculo ‘A Benção, Salvador!’, um show inédito para celebrar a identidade soteropolitana, com destaque para a musicalidade que faz dela um lugar tão especial. A apresentação reunirá artistas da cena afro-baiana e nacional como Àttooxxá, Larissa Luz, Sued Nunes, Cortejo Afro, Pabllo Vittar, Russo Passapusso e Rachel Reis. 

No mesmo final de semana de aniversário da cidade, na sexta-feira (28), também na Praça Municipal, ocorrem o show ‘Will Carvalho canta Elis Regina’ e, em seguida, ‘Ary Barroso na Voz Delas’, com Márcia Short, Ellen Wilson, Cátia Guimma e Elaine Fernandes. No domingo (30), o Pranchão do Mudei de Nome dá a volta no Dique do Tororó. 

Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Já a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai celebrar o aniversário com a 8ª edição do Movimento Boca de Brasa, com atividades culturais em diversos pontos da cidade e para todos os públicos. Nos dias 27, 28 e 29 de março, o Quarteirão das Artes, na Barroquinha, será palco de espetáculos, shows, exposições, podcasts, feira de economia criativa e muito mais. O festival se consolida como uma grande vitrine para valorizar e impulsionar os talentos do Programa Boca de Brasa, um projeto que vem democratizando a cultura, potencializando a economia criativa, o empreendedorismo, a inovação e a diversidade cultural nas comunidades de Salvador.  

Um dos destaques do movimento será o Rolê Boca de Brasa. A ação vai levar autoridades, influenciadores e a imprensa para uma experiência potente, imersiva e repleta de energia nos espaços Boca de Brasa do Subúrbio 360, Cajazeiras e CEU de Valéria. Um tour que celebra a periferia, a arte e a cultura autêntica, com performances do JACA, Célula Hip Hop e Déa, mostrando ao público o verdadeiro poder criativo desses territórios. 

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, lembrou que o objetivo do Boca de Brasa é fomentar a cultura periférica. “Descentralização. Não vamos ficar só no Centro, a gente vai estar circulando. Hoje a gente tem 11 pólos Boca de Brasa, e a perspectiva é que a gente chegue a 15. E isso é muito importante, porque a gente está levando apoio a projetos culturais em toda a cidade. Nesse Rolê, a gente passa por Cajazeiras, Alto de Coutos e Valéria”, disse. 

“Então, é muito importante conhecer esses teatros que hoje são espaços culturais absorvidos pela comunidade e pela cidade. E essas discussões que vão acontecer no Movimento Boca de Brasa serão sobre empreendedorismo, que é uma coisa muito importante da gente falar, e sobre o protagonismo atual das periferias na cidade e como elas podem contribuir para o desenvolvimento cultural de Salvador”, completou Guerreiro. 

Esportes 

ANÚNCIO

Também como parte da programação, Salvador receberá atividades e competições esportivas. No domingo (23), ocorre o Pedal da Cidade, passeio ciclístico pela orla atlântica; entre sexta-feira (28) e domingo (30) se realiza o OceanMan, campeonato de natação em águas abertas no Porto da Barra; também no domingo (30), ocorre a Salvador 10 Milhas, prova de corrida de rua com saída do Rio Vermelho; e no domingo (6), a capital baiana recebe o Triton Salvador, competição internacional de triatlo na Praia de Placaford. 

Além disso, a gastronomia, o artesanato, a moda e todo o potencial de Salvador em economia criativa serão celebrados na XII Semana do Artesão, entre os dias 26 e 30 de março, das 9h às 20h. A Praça do Campo Grande receberá o evento, que reunirá diversos empreendedores da cidade para expor os seus produtos, além de apresentações musicais e atividades culturais. 

Cultura – Os 476 anos também serão celebrados nos equipamentos culturais da capital baiana, que receberão uma programação de visitas especiais e atividades culturais. A Casa do Carnaval da Bahia, a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria Mercado, o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger de Fotografia, o Espaço Carybé de Artes e o Arquivo Público de Salvador terão agendas adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oficinas e exibições de documentários. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

Equipamentos culturais 

ANÚNCIO

 Dia: 19/03 

Projeto Sòrò – Contando e Ouvindo Histórias – “O que conta a Cidade?” 

Horário: 15h 

Local: Casa das Histórias de Salvador 

Mediadora: Lorena Sampaio 

ANÚNCIO

Sòrò, palavra de origem yorubá que significa “falar”, propõe a contação de histórias de forma lúdica, estimulando a imaginação e o exercício da escuta. A atividade é focada em cantigas populares baianas e nordestinas, promovendo conhecimento sobre a história e cultura de Salvador, voltada ao público infantil. 

Gratuito. 

 Dia: 20/03 

Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 

Local: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado. 

ANÚNCIO

Descrição: Data destinada à visitação para o público neurodivergente, TEA, Comunidade Surda e outros, com foco na acessibilidade e inclusão. 

Agendamento no link disponível nas páginas do Instagram dos equipamentos. 

Dia: 21/03 

Cineclube – Documentário “Toque Feminino – Mulheres Percussionistas” 

Horário: 10h 

ANÚNCIO

Local: Arquivo Público de Salvador 

Mediadores: Goli Guerreiro (debatedora), Alana Gabriela (Artista) e Cris Fernandes (Diretora do filme) 

Exibição do documentário sobre a trajetória de cinco mulheres que escolheram a percussão como campo de atuação profissional e expressão artística, discutindo a desigualdade de oportunidades no cenário musical de Salvador. 

Gratuito. 

Dia: 21/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Memorial 2 de Julho 

Horário: 11h  

Este dia contará com uma visita adaptada que passará por três importantes equipamentos culturais de Salvador: o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé de Artes. Durante a visita, os espaços serão ajustados para oferecer uma experiência mais tranquila, com iluminação e sons adequados para visitantes com TEA. 

Gratuito. 

Dia: 21/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes 

Horário: 14h  

Este dia contará com uma visita adaptada que passará por três importantes equipamentos culturais de Salvador: o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé de Artes. Durante a visita, os espaços serão ajustados para oferecer uma experiência mais tranquila, com iluminação e sons adequados para visitantes com TEA. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 28/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Casa do Carnaval da Bahia 

Horário: 14h 

A Casa do Carnaval da Bahia também será adaptada para receber as visitas da “Visita Azul”, com ajustes sensoriais no ambiente para garantir conforto e acessibilidade aos visitantes com TEA. A visita será conduzida com toda a atenção necessária para que a experiência cultural seja agradável e inclusiva. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 29/03 

ANÚNCIO

Oficina Criativa Carnaval é Massa Especial! 

Horário: 14h  

Local: Casa do Carnaval da Bahia  

Solte a criatividade na Casa do Carnaval da Bahia, criando representações artísticas inspiradas nas obras do acervo e no Pierrot da entrada. Edição especial no dia 29/03 dedicada a Salvador. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

ANÚNCIO

Dia: 29/03 

Quebra-Cabeças dos Artistas Especial Fortes 

Horário: 14h 

Local: Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes 

 Participe de uma experiência imersiva em homenagem ao legado de Carybé e Pierre Verger, montando um quebra-cabeça que conecta a Bahia à arte desses artistas. Edição especial no dia 29/03 dedicada aos artistas de Salvador. 

ANÚNCIO

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 29/03 

Quiz da Independência Especial 

Horário: 14h  

Local: Memorial 2 de Julho  

ANÚNCIO

Aprofunde seus conhecimentos sobre a independência da Bahia com jogos educativos que envolvem quebra-cabeças e jogos da memória. Edição especial no dia 29/03 dedicada aos heróis baianos da atualidade. 

Gratuito 

Dia: 29/03 

Jogo de Cartas – O que conta a Cidade? 

Horário: 10h às 11h e 15h às 16h 

ANÚNCIO

Local: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado 

Mediadores: Tainã Souza (Educadora) e Anastácia (Educadora) 

Jogo educativo que desafia os participantes a adivinhar pontos turísticos, monumentos e locais históricos de Salvador, aprendendo mais sobre a cidade de forma divertida e interativa. 

Valor: R$20 e R$10 (meia). 

Movimento Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Quinta-feira (27/03) 

Local: Escadaria da Barroquinha e Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

17h – Lançamento: exposição Boca de Brasa em Movimento/ Feira de empreendedores de economia criativa 

17h30 – Cerimônia de Abertura, com artistas do Boca de Brasa 

Roteiro e direção: Jorge Alencar / Elivan Nascimento / Luciano Bahia 

ANÚNCIO

19h – Vitrine Boca de Brasa – Pocket Show Odilon 

19h30 – Show: Aila Menezes – Baile de Todas as Cores 

Sexta-feira (28/03) 

Local: Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

8h30 – Rolê Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Participação: Autoridades, influenciadores e imprensa 

Apresentações: JACA, Célula Hip Hop, Déa 

Local: Subúrbio 360, Boca de Brasa Cajazeiras e CÉU de Valéria  

Podcast – Potências da Periferia, mediação: Luana Assiz 

15h – Episódio 01 – O Poder dos Coletivos Artísticos nas Periferias  

ANÚNCIO

17h – Episódio 02 – Empreendedorismo do Futuro 

Local: Espaço Cultural da Barroquinha 

19h – Debate – show: Humor é coisa de mulher, mediação de Val Benvindo  

Participação: Clube DazMinina + Aline França 

Local: Teatro Gregório de Mattos 

ANÚNCIO

20h30 – Vitrine Boca de Brasa, Pocket Show ANDREZZA,  

21h – Show: Hiran canta Brown.  

Participação Majur e Nininha Problemática 

Sábado (29/03) 

Local: Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

ANÚNCIO

  

11h – Visita mediada: Exposição Boca de Brasa em Movimento 

Local: Foyer Teatro Gregório de Mattos 

13h – Aulão “Mete Dança” com Elivan Nascimento e convidados 

Local: Espaço Cultural da Barroquinha 

ANÚNCIO

15h – Ocupação Sound System: Oficinas de grafitti + intervenções urbanas 

17h – Show do Ministereo Público e participação Jesse Royal (Jamaica) 

Demais atividades apoiadas pela FGM 

Até o dia 30 de março 

20h – Espetáculo Teatral: Monocontos – Elas Fantasiam o Tempo  

ANÚNCIO

Local: Casa Rosa / Rio Vermelho (?) 

20 de março 

18h – Abertura da Exposição “Assentamentos”, do artista Roney George,  

Curadoria de Danillo Barata 

Local: Casa do Benin 

ANÚNCIO

02 a 04 de abril 

20º Panorama Internacional Coisa de Cinema 

Local: Cine Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira 

04 a 06 de abril – Projeto MURAL (Feira, Exposição documental, Oficinas e Bate-papos)  

Local: Doca 1 – Comércio 

ANÚNCIO

XII Semana do Artesão 

26 a 30/03 

9h às 20h 

Praça do Campo Grande  

Artes, culinária, moda, artesanato, atrações musicais e culturais  

ANÚNCIO

Atividades e Competições Esportivas 

23/03 

Pedal da Cidade 

Gratuito  

Passeio ciclístico promovido pelo Movimento Salvador Vão de Bike  

ANÚNCIO

Percurso de 15km 

Saída do Parque dos Ventos  

28, 29 e 30/03 

Oceanman 

O maior circuito mundial de águas abertas para nadadores amadores, presente em mais de 30 países. 

ANÚNCIO

30/03 

Corrida Salvador10milhas  

Corrida com percurso de 5k e 10k com saída do Rio Vermelho. O evento esportivo faz uma homenagem a Salvador passando em seus percursos por alguns dos maiores cartões postais da cidade.  

06/04 

Triton Salvador  

ANÚNCIO

Depois de uma primeira experiência marcante, o TRITON volta a Salvador para mais uma etapa do TRITON 1 no Brasil, etapa que também será classificatória para o Mundial 2025. 

A praia de PLACAFORD, em Salvador,  será o palco dessa disputa eletrizante que promete reunir atletas do mais alto nível, que estarão divididos entre as três opções de distâncias disponíveis: SPRINT, MIDDLE e LONG. 

Shows em celebração aos 476 anos 

28 e 30/03 

Praça Municipal – Centro Histórico  

ANÚNCIO

Will Carvalho canta Elis Regina – Dia 28 – 18h 

Ary Barroso nas Vozes Delas: Márcia Short, Ellen Wilson, Cátia Guimma e Elaine Fernandes – Dia 28 – 20h 

Espetáculo “A Benção, Salvador!” com a participação de Àttooxxa, Russo Passapusso, Pablo Vittar, Rachel Reis, Sued Nunes, Larissa Luz e Cortejo Afro – Dia 30 – 17h 

30/03 

Dique do Tororó 

ANÚNCIO

Volta ao Dique 

Show especial de aniversário da cidade com o projeto Mudei de Nome. 11h 

Continue Lendo

Cidade

Guarda Municipal entrega documentos perdidos no Carnaval até 4 de abril 

A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados na sede do órgão de segunda a sexta, das 9h às 16h

Publicado

em

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo dia 4 de abril na sede do órgão, na Avenida San Martin. A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados no local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A consulta aos itens pode ser feita no site https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/achados-e-perdidos/. 

Durante a folia, a GCM recuperou mais de 150 documentos perdidos. No final da festa, o órgão também recebeu cerca de 500 documentos da Polícia Civil, bem como materiais de identificação pessoal que foram entregues pelas Prefeituras-Bairro, totalizando mais de mil documentos. 

O coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM (Ceprev), James Azevedo, ressalta que a orientação é que o indivíduo que perdeu o documento registre a perda, por questões de segurança. “Isso impede o uso indevido por terceiros. Caso o cidadão não tenha o boletim, a gente faz a identificação e entrega os documentos recuperados, mas a orientação é que se apresente o boletim para a retirada aqui na GCM”, diz. 

Confira o passo a passo para recuperar o documento: 

1 – Acesse o site da GCM e verifique se o seu documento está listado. 

ANÚNCIO

2 – Dirija-se à sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, munido do boletim de ocorrência. 

3 – Os documentos também podem ser retirados por parentes de primeiro grau, pai, mãe, filho ou irmão. 

4 – Caso seu documento não esteja listado, será necessário providenciar a segunda via do documento. 

5 – Se você encontrou algum documento perdido durante o Carnaval, ele pode ser entregue a uma patrulha da Guarda Civil Municipal ou na sede do órgão. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)

O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

Publicado

em

Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto "A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa". A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.

“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

Continue Lendo

Mais Lidas