Uma das publicações mais conceituadas do mundo, a revista Time publica nesta quarta-feira (4) traz na capa da sua mais nova edição, o ex-presidente Lula (PT) e o define como o “líder mais popular do Brasil”.
“O segundo ato de Lula”, diz o texto da Time: “o líder mais popular do Brasil retorna do exílio político com a promessa de salvar a nação”. A reportagem diz que Lula, aos 76 anos, “esperava uma vida mais tranquila longe dos salões do poder”. “A política vive em cada célula do meu corpo, porque eu tenho uma causa. E nos 12 anos desde que deixei o cargo, vejo que todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram destruídas”.
“O sonho do Brasil que Lula perseguiu durante sua presidência de 2003 a 2010 está em frangalhos, diz ele. Por meio de programas sociais progressistas, pagos pelo boom de produtos brasileiros como aço, soja e petróleo, o governo Lula tirou milhões da pobreza e transformou a vida da maioria negra e da minoria indígena do país. Bolsonaro deu um golpe em tudo isso, descartando políticas que ampliavam o acesso de pessoas pobres à educação, limitavam a violência policial contra comunidades negras e protegiam terras indígenas e a floresta amazônica. A Covid-19 já matou pelo menos 660.000 brasileiros. Bolsonaro chamou o vírus de ‘gripezinha’, apelidou as pessoas que seguiam as orientações de isolamento de ‘idiotas’ e se recusou a tomar a vacina e a comprar doses para os brasileiros quando estivam disponíveis”, destaca a matéria.