Ícone do site Bahia Pra Você

Terminais hidroviários de Morro de São Paulo e Gamboa passam por obras 

Os terminais hidroviários de Morro de São Paulo e de Gamboa do Morro, em Cairu, importantes portais de entrada para moradores

Os terminais hidroviários de Morro de São Paulo e de Gamboa do Morro, em Cairu, importantes portais de entrada para moradores e visitantes da região da Costa do Dendê, vêm passando por obras de recuperação estrutural para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do sistema, principalmente na alta temporada de verão. Os serviços estão sendo realizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com investimento total de R$ 8,8 milhões. Entre as ações em execução, estão a restauração dos píeres fixos e dos flutuantes dos atracadouros. 

Em Morro de São Paulo, a requalificação do terminal hidroviário já alcançou 65% de execução. Atualmente, estão em andamento as etapas de restauração das vigas, das lajes de sustentação da estrutura e das escadas do cais. Inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025, a conclusão da obra foi reprogramada para o primeiro semestre de 2026 após reunião entre Seinfra, empresa responsável pelos serviços e prefeitura de Cairu, devido ao grande fluxo de pessoas no período de verão. A operação do atracadouro permanece normal durante a obra, que está sendo feita com total segurança para não afetar os usuários. 

Também em Cairu, a recuperação do atracadouro de Gamboa do Morro, executada em conjunto com o de Morro de São Paulo, está com 76% de execução e deve ser finalizada até junho de 2026. Na obra, os blocos da estaca, as vigas e as lajes de sustentação estrutural, junto com as escadas, estão passando por restauração. Ambos os terminais hidroviários são importantes vetores para o desenvolvimento econômico na região da Costa do Dendê, zona turística que recebe mais de 750 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). 

Os principais objetivos da recuperação dos terminais hidroviários de Cairu são destacados pelo secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes: “Além de melhorar o acesso de moradores e visitantes na Costa do Dendê, a obra beneficia o transporte de mercadorias para hotéis, pousadas e restaurantes locais. Desde janeiro de 2023, o Governo da Bahia já investiu mais de R$ 67 milhões na realização de obras em atracadouros baianos”, analisa. Ele conclui informando que o atracadouro de Taperoá, também na Costa do Dendê, está sendo requalificado pela Seinfra e deve ficar pronto em janeiro de 2026. 

Sair da versão mobile