Ícone do site Bahia Pra Você

TCE aprova por unanimidade contas de 2025 do governo Jerônimo Rodrigues

Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) nesta quinta-feira (30), durante sessão plenária presidida pelo conselheiro

As contas do governo da Bahia referentes ao exercício de 2025, terceiro ano da gestão do governador Jerônimo Rodrigues, foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) nesta quinta-feira (30), durante sessão plenária presidida pelo conselheiro Gildásio Penedo Filho.

Relatora do processo, a conselheira Carolina Matos apresentou parecer favorável à aprovação das contas do chefe do Executivo estadual. O voto foi acompanhado pelos conselheiros João Bonfim, Otto Alencar Filho, Josias Gomes, Inaldo Araújo e Marcus Presídio.

Com a decisão do TCE-BA, o processo segue agora para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), responsável pelo julgamento final das contas do governador.

Durante a leitura do voto, Carolina Matos destacou a adoção do relato integrado pelo governo estadual como instrumento de prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle.

“O cuidado contínuo na clareza das informações contábeis e fiscais demonstra autêntico compromisso com a melhoria contínua da administração pública. Assim, declaro plena satisfação diante da disposição do chefe do Poder Executivo estadual e de seus secretários em manter interlocução profícua e transparente com este Tribunal de Contas”, afirmou a relatora.

ANÚNCIO
Investimentos e gestão fiscal

Ao longo de 2025, o governo estadual manteve a prestação dos serviços públicos essenciais e deu continuidade aos investimentos em áreas consideradas estratégicas, com destaque para saúde, segurança pública e educação.

No parecer prévio, a relatora também ressaltou a capacidade da gestão de transformar o planejamento orçamentário em ações concretas voltadas ao atendimento das demandas da população.

Segundo Carolina Matos, o governo demonstrou competência na execução das políticas públicas e na condução da administração estadual.

Evolução na transparência

Durante a sessão, a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli, destacou que a Bahia cumpriu os limites e as obrigações previstos na Constituição, mantendo capacidade financeira para honrar compromissos e assegurar a continuidade das políticas públicas.

“O relatório de auditoria mostrou uma evolução do governo. Se fizermos um comparativo, o documento apresenta avanços em transparência, na oferta de informações e até mesmo no cumprimento das recomendações do próprio Tribunal. Neste último ano, foi nítida essa mudança, e o próprio relatório reconheceu isso”, afirmou a procuradora-geral.

ANÚNCIO

De acordo com a avaliação apresentada ao TCE-BA, o Estado registrou melhorias nos mecanismos de transparência e na qualidade das informações disponibilizadas, além de avanços no atendimento às recomendações formuladas pelo órgão de controle.

Sair da versão mobile