Ícone do site Bahia Pra Você

Tarifa de ônibus em Salvador sobe para R$ 5,90, mas qualidade do serviço ainda é questionada

A Prefeitura destaca que, com o Salvador Card, o passageiro pode integrar até três modais, incluindo o metrô, pagando apenas uma tarifa.

A partir da próxima segunda-feira (5), a tarifa de ônibus em Salvador passará a custar R$ 5,90. O valor será aplicado durante todo o ano de 2026 nos ônibus convencionais, no BRT e no STEC. A Prefeitura destaca que, com o Salvador Card, o passageiro pode integrar até três modais, incluindo o metrô, pagando apenas uma tarifa.

Apesar do discurso oficial de modernização, a realidade do transporte público na capital baiana ainda é marcada por longas esperas, veículos lotados e falta de conforto, problemas que persistem mesmo com reajustes anuais.

Promessas e ajustes

A gestão municipal afirma que vem realizando ajustes para ampliar viagens e reduzir o tempo de espera. Entre as medidas, estão a retomada de linhas suspensas após a integração com o metrô, criação de novos itinerários e reforço em rotas estratégicas.

Cinco novas linhas entraram em operação neste sábado (3), com destaque para Itapuã e Praia do Flamengo, além de dois novos atendimentos na Estação Pirajá. Ao longo de 2025, foram retomadas linhas como a 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira e a 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, parcialmente reativada com a ampliação da 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.

Em setembro, houve incremento de 41 viagens adicionais em cerca de 16 linhas, além da criação de três novas linhas filhas. No entanto, usuários relatam que as mudanças ainda não resolveram problemas crônicos, como atrasos e falta de veículos climatizados.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile