Bahia Pra Você

Taleban afirma ter assumido o controle do vale de Panjshir

O Taleban lutou para chegar à capital de Panjshir, a última província afegã que resistiu ao governo, e parece à beira da vitória total. O grupo postou fotos nas redes sociais mostrando combatentes do Taleban em frente ao portão do complexo do governador. O porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, divulgou um comunicado, dizendo que Panjshir estava sob o controle de combatentes do Taleban.

“Com esta vitória, nosso país está completamente tirado do atoleiro da guerra”, disse ele.

“A província de Panjshir, que era o último ninho remanescente do inimigo em fuga, foi limpa esta manhã e na noite passada”, acrescentou ele em uma entrevista coletiva. “As forças dos Emirados [Taleban] têm uma presença ativa lá agora.”

Mujahid disse que o Taleban tentou tomar Panjshir sem guerra e por meio de negociações, mas as tentativas falharam depois que Amrullah Saleh e Ahmad Masoud, comandantes das forças de resistência, se recusaram a negociar.

“Tentamos acabar com a guerra depois de conquistar Cabul e esse era o plano, mas infelizmente alguns escaparam de Cabul para Panjshir com uma quantidade enorme de equipamentos e estavam tentando desorganizar a nação e ser uma dor de cabeça para o futuro”, disse ele.

ANÚNCIO
Anúncios

Em outro vídeo, o Taleban parecia estar hasteando sua bandeira na capital da província de Panjshir.

“A última região onde todas as forças do Afeganistão estavam se reunindo foi capturada por mujahedeen e são 7h20 e levantamos nossa bandeira e ela está tremulando aqui agora”, disse um comandante do Taleban em um clipe do complexo do governador provincial de Panjshir. “Amigos das seções de Farah e Helmand estão ocupados com as operações de liberação na cidade.”

Outro vídeo postado pelo Taleban, três helicópteros podem ser vistos em um campo de esportes enquanto os lutadores entram nele. “Eles [a resistência] deixaram esses helicópteros”, diz um combatente do Taleban no vídeo. “Todos eles estão danificados.”

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile