A plataforma de streaming de música, podcast e vídeo Spotify perdeu US$ 2,1 bilhões em valor de mercado, após um dos ícones do folk-rock, Neil Young boicotar a empresa exigindo que suas músicas fossem retiradas do serviço, caso o Spotify mantivesse conteúdo negacionista que questiona a eficácia da vacina contra a Covid-19. A iniciativa de Young foi seguida por outros cantores, o que levou a companhia anunciar medidas de combate à desinformação neste domingo (30).
Na segunda-feira passada, Young deu um ultimato ao Spotify: ele não deixaria mais suas músicas na plataforma caso Joe Rogan, que tem um programa de podcast transmitido pelo aplicativo, continuasse disseminando inverdades sobre a Covid.
“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles. Por favor, aja imediatamente hoje e me mantenha informado sobre o cronograma”.
Os investidores temem que a saída de Young da plataforma se transforme em uma bola de neve nos próximos dias e gere um número significativo de cancelamentos de clientes, segundo o site da revista Variety. O artista tem 2,4 milhões de seguidores e mais de seis milhões de ouvintes mensais.