Os sites da Americanas e do Submarino estão fora do ar desde a madrugada de sábado (19) após ter sido identificado um “acesso não autorizado”. As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S.A e conforme nota, as atividades nas lojas físicas “não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.”
Os papéis de Americanas recuavam 4,09% por volta das 12h, com aplicativos e sites fora do ar. Segundo a instituição financeira Genial, a medida de segurança que retirou os sistemas de funcionamento prejudica as operações digitais do marketplace.
“Vale lembrar que mais de 60% da receita bruta da companhia vêm através do canal digital. Não há previsão de normalização e, segundo a companhia, suas bases de dados não foram comprometidas”, afirma a casa em comentário a clientes.
“A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”, diz o texto.
Na manhã desta segunda-feira (21) usuários reclamaram por meio das redes sociais pelo fato de os serviços oferecidos pelos sites , como acompanhamento de entregas, não estarem disponíveis. Ainda não há previsão de retorno dos sites.