O site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira, 12, e saiu do ar. Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS, que exibem dados de vacinação contra a Covid-19, também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.
Ao tentar acessar o portal, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos.” A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.
No topo da página, há um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.