Ícone do site Bahia Pra Você

Simulado reúne bombeiros do Nordeste em operação integrada na Bahia

durante o 2º Simulado Operacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste (Siop/NE). A ação reúne equipes de corporações

Cenários de desabamento, enchentes, acidentes com múltiplas vítimas e buscas em áreas remotas fazem parte das simulações realizadas nesta quinta-feira (28), em diferentes regiões da Bahia, durante o 2º Simulado Operacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste (Siop/NE). A ação reúne equipes de corporações de toda a região em um treinamento ininterrupto de 24 horas, realizado simultaneamente em seis pontos distribuídos nos municípios de Salvador, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari.

Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o exercício tem como objetivo fortalecer a integração entre as equipes e aperfeiçoar protocolos utilizados em grandes emergências. A proposta busca aproximar os procedimentos adotados pelas corporações nordestinas e ampliar a capacidade de resposta conjunta em situações críticas.

Para o coordenador de Treinamento Operacional do CBMBA, tenente-coronel Soares Neto, os simulados são fundamentais para preparar as equipes diante de ocorrências reais de maior complexidade. “Essas atividades permitem aperfeiçoar técnicas, alinhar protocolos e fortalecer a atuação integrada entre os estados. É um treinamento importante para garantir respostas mais rápidas e coordenadas em situações de emergência”, destacou.

O primeiro cenário das atividades ocorreu no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, onde foi realizada uma simulação de busca e resgate em estruturas colapsadas. Ao longo do dia, os bombeiros também participam de operações em áreas atingidas por deslizamentos, salvamento veicular, buscas subaquáticas, situações de inundação e resgates em locais de difícil acesso.

Além do treinamento prático, o 2º Siop/NE também tem como foco o fortalecimento da cooperação entre os Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste, ampliando o alinhamento operacional das equipes e a preparação para atuação integrada em desastres e grandes emergências na região.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile