A fase 3 de retomada das atividades em Salvador foram ampliadas com a reabertura dos cursos livres e de reciclagem para vigilantes e uma maior flexibilização em algumas atividades que já haviam sido liberadas na capital baiana.
Fazem parte da modalidade de cursos livres os de idiomas, de aprendizagem técnica e profissionalizante. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (4), pelo prefeito ACM Neto e tem início a partir de segunda-feira.
O prefeito também anunciou a ampliação do funcionamento de shopping centers e academias, inclusive nos feriados e novas liberações para templos religiosos, bares e restaurantes. A partir do dia 7, os centros comerciais passarão a funcionar de segunda a domingo, das 12h às 20h, e as academias vão poder funcionar de segunda a domingo sem restrição de horário.
Nos templos religiosos, a capacidade máxima de ocupação foi ampliada para 100 pessoas por culto ou 30% da capacidade do salão de celebração, o que for maior, desde que mantido o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os participantes.
Voz e violão
Música ao vivo nos bares e restaurantes está autorizada, entretanto só é permitido voz e violão e o serviço de buffet volta a ser liberado, atentando para os rígidos protocolos, inclusive a utilização de luvas descartáveis para servir a alimentação no prato. O prefeito destaca que a liberação de voz e violão atende a um apelo de músicos e artistas que dependem da atividade para viver.
“Em geral, são pessoas humildes que ficaram sem qualquer tipo de renda nesse momento de pandemia e que fizeram um apelo pela liberação da atividade. Com isso, recuperamos a atividade econômica de músicos que dependem das apresentações para viver e que estão em situação muito difícil em função das restrições”.
As novas flexibilizações serão publicadas em decreto hoje do Diário Oficial do Município. As mudanças estão sendo adotadas após o recuo observado na taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 (atualmente a taxa está em 46%), no número de novos casos da doença e também de mortes.