Com o objetivo de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estenderá para Itabuna a estratégia de testagem rápida no Carnaval 2026. No ano passado, durante a folia, a ação do Governo do Estado totalizou 3.761 atendimentos, 14.607 exames e a distribuição de mais de 911 mil preservativos em Salvador, Porto Seguro e Rio de Contas.
Este ano, no Carnaval de Itabuna, o estande da Sesab estará localizado no estacionamento da Câmara de Vereadores, no bairro Góes Calmon, e funcionará de 22 a 25 de janeiro, das 15h às 03h, com a oferta de exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Equipes capacitadas estarão prontas para atender à população, realizar testes, orientar sobre prevenção e, em caso de resultados positivos, encaminhar os foliões para o tratamento adequado. A unidade contará diariamente com 28 profissionais, entre assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, sanitaristas, motoristas e assistentes administrativos.
A ação contempla ainda a distribuição de 25 mil preservativos, além de tratamento imediato com aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil), em caso de teste positivo para sífilis, e encaminhamento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para quem tiver resultado positivo para HIV.
“Desde 2023, temos desenvolvido ações contínuas com postos de testagem e distribuição de preservativos, e os resultados alcançados ao longo desse período comprovam a boa adesão da população e a efetividade da iniciativa. Essa estratégia do Governo do Estado se consolida como uma ação concreta de prevenção, que precisa ser fortalecida pelos municípios durante todo o ano, especialmente por meio das Unidades Básicas de Saúde e dos postos de atendimento”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Para Danilo Amorim, coordenador geral do Núcleo Regional de Saúde-Sul, a ação representa um avanço importante no enfrentamento às ISTs, já que permite acesso ao cuidado de forma imediata, garantindo diagnóstico e tratamento rápidos. “Nosso objetivo é eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites, e isso só é possível com diagnóstico precoce e tratamento oportuno. Com a iniciativa da Sesab serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, de forma gratuita e sigilosa. Poderá também haver o início do tratamento para os casos de sífilis detectados, assim como o encaminhamento para o serviço especializado para qualquer uma das infecções diagnosticadas. Também haverá oferta da PrEP e da PEP, que são medicamentos que impedem a infecção pelo HIV, a depender do momento da exposição”, explica.

