SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Serviços municipais terão esquema especial no feriadão

Em casos de sintomas de coronavírus, o ideal é se dirigir para os gripários localizados nas diversas UPAs

Publicado

em

Os serviços da Prefeitura funcionarão em esquema especial neste feriadão de Natal para atender todos com segurança, sem esquecer os cuidados
Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

Os serviços da Prefeitura funcionarão em esquema especial neste feriadão de Natal para atender todos com segurança, sem esquecer os cuidados sanitários devido à pandemia da Covid-19.

Na área da saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão disponíveis para situações de urgência e emergência. Em casos de sintomas de coronavírus, o ideal é se dirigir para os gripários, localizados nas UPAs dos Barris, Pau Miúdo, Pirajá/Santo Inácio, Paripe e Valéria, ou na estrutura da Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai redobrar a atenção em locais de grande movimento como Rodoviária, Ferry Boat, Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela). O Núcleo de Operações Assistidas (NOA) também estará monitorando as principais vias da cidade, através das câmeras de vídeo monitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas.

A Operação Lei Seca também será realizada durante todo o feriado para coibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. As denúncias de irregularidades no trânsito poderão ser feitas através do número 156, o Fala Salvador, ou também pelo aplicativo NOA Cidadão.

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai operar, em esquema especial, com cerca de 100 agentes monitorando toda a cidade através de rondas, prestando apoio às atividades de fiscalização dos demais órgãos públicos municipais. O serviço de resgate de animais silvestres pode ser solicitado pelo (71) 3202-5312. As demais demandas serão tratadas através do número 156.

ANÚNCIO
Defesa Civil e limpeza

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24h, atendendo às solicitações através do canal de atendimento 199. A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) informa que o órgão manterá a cota regular durante o feriadão de Natal em Salvador.

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com fiscais de combate à poluição sonora de plantão no atendimento de denúncias recebidas pelo Fala Salvador (156). A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) irá dispor de 70 salva-vidas, que atuarão no perímetro entre o Jardim de Alah e a Praia de Ipitanga, área de responsabilidade do órgão.

Mercados

Os mercados municipais administrados pela Prefeitura, através da Semop, também vão funcionar em horário especial. O Nacs Itapuã estará aberto na sexta-feira (25), das 7h às 13hs, e não abre no dia 1º de janeiro. Já o Mercado de Itapuã fecha no dia 25 e abre normal no dia 1º. O Mercado de Periperi estará fechado na sexta-feira (25) e no próximo dia 1º. O Mercado de Periperi fecha no dia de Natal e também no dia 1º de janeiro.

O Mercado Modelo estará fechado nesta quinta-feira (24) e no dia 1º de janeiro. O Mercado do Jardim Cruzeiro funciona no dia 25 até as 13h e fecha no dia 1º de janeiro. O Mercado do Bonfim funciona no dia 25 até as 17h e estará fechado no dia 1º de janeiro. O Mercado Popular de Água de Meninos funciona nesta sexta (25), até as 14h, e não funciona no dia 1º de janeiro. O Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, funciona nesta quinta (24) até 15h, e estará fechado nos dias 25 e 31 de dezembro, além do período de 1º a 3 de janeiro.

Mobilidade

Para atender a demanda da população que vai aproveitar a flexibilização de horários dos shoppings para compras no período natalino, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, até o próximo dia 31, as linhas abaixo relacionadas vão prolongar a última faixa horária até a meia-noite. Após esse horário, veículos da frota reguladora estarão disponíveis nas Estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga.

ANÚNCIO
Linhas que vão operar até 0h
  • 0422 Pero Vaz – Itaigara
  • 0708 Nordeste – Lapa
  • 1003 Aeroporto – Lapa
  • 1051 Estação Mussurunga – Barra 1
  • 1052 Estação Mussurunga – Barra 2
  • 0935 Vale dos Rios – Comércio
  • 1207 Tancredo Neves – Pituba
  • 1220 Mata Escura – Pituba
  • 1230 Sussuarana – Barra R1
  • 1386 Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Barra
  • 1305 Castelo Branco – Pituba
  • 1211 Tancredo Neves – Barra
  • 1225 Sussuarana – Lapa
  • 1102 Cabula VI – Lapa
  • 1413 Boca da Mata – Lapa
  • 1334 Sete de Abril – Lapa
  • 1340 Estação Pirajá – Barra 1
  • 1372 Jardim Esperança/Vilamar – Comércio/Lapa
  • 0121 Estação da Lapa – Brotas
  • 0429 IAPI – Barra/Graça
  • 1508 Pirajá – Pituba
  • 0218 Ribeira – Pituba
  • 1505 Pirajá – Barra
  • 1611 Paripe – Pituba
  • 0216 Ribeira – Lapa

Cidade

Guarda Municipal entrega documentos perdidos no Carnaval até 4 de abril 

A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados na sede do órgão de segunda a sexta, das 9h às 16h

Publicado

em

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo dia 4 de abril na sede do órgão, na Avenida San Martin. A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados no local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A consulta aos itens pode ser feita no site https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/achados-e-perdidos/. 

Durante a folia, a GCM recuperou mais de 150 documentos perdidos. No final da festa, o órgão também recebeu cerca de 500 documentos da Polícia Civil, bem como materiais de identificação pessoal que foram entregues pelas Prefeituras-Bairro, totalizando mais de mil documentos. 

O coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM (Ceprev), James Azevedo, ressalta que a orientação é que o indivíduo que perdeu o documento registre a perda, por questões de segurança. “Isso impede o uso indevido por terceiros. Caso o cidadão não tenha o boletim, a gente faz a identificação e entrega os documentos recuperados, mas a orientação é que se apresente o boletim para a retirada aqui na GCM”, diz. 

Confira o passo a passo para recuperar o documento: 

1 – Acesse o site da GCM e verifique se o seu documento está listado. 

ANÚNCIO

2 – Dirija-se à sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, munido do boletim de ocorrência. 

3 – Os documentos também podem ser retirados por parentes de primeiro grau, pai, mãe, filho ou irmão. 

4 – Caso seu documento não esteja listado, será necessário providenciar a segunda via do documento. 

5 – Se você encontrou algum documento perdido durante o Carnaval, ele pode ser entregue a uma patrulha da Guarda Civil Municipal ou na sede do órgão. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)

O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

Publicado

em

Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto "A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa". A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.

“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

Continue Lendo

Cidade

Primeira motofaixa de Salvador começa a operar na Av. Bonocô 

O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da avenida nesta segunda (10)

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de
Foto: Divulgação/ Transalvador 

A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô). Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a estratégia viária. 

A motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas poderão transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos. 

Por determinação da Senatran, para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60 km/h. Porém, nos primeiros trinta dias, a fiscalização será em fase de testes para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas têm de respeitar a velocidade da via.  

“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.  

A motofaixa se alia a outras iniciativas da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, para conscientizar os motociclistas e para coibir a ocorrência de sinistros com esses condutores. Nos últimos anos, a autarquia municipal tem intensificado ações educativas, com distribuição de materiais educativos e rodas de conversas. Também houve a intensificação da fiscalização, seja presencial ou por meio de videomonitoramento, que impede que condutores conduzam motos de maneira irregular. Houve, ainda, investimentos em redesenho viário, com implantação de estruturas que impeçam a conversão irregular (“roubadinhas”), por exemplo. 

ANÚNCIO
Sinistros 

Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros envolvendo motos, que resultaram em 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 467 acidentes, com 18 vítimas fatais. Em todo o ano de 2024, esses números chegaram a 3.063 sinistros envolvendo motos, com 84 mortos. Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.  

Na série histórica apresentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ano de 2024 foi o que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na capital baiana, com 16.851 unidades. No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador passou de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento. O que representa um aumento de quase 35% nesse tipo de meio de transporte, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade. 

Continue Lendo

Mais Lidas