Ícone do site Bahia Pra Você

Série B 2021 será uma das mais disputadas dos últimos 10 anos

Em toda história do Brasileirão, 17 times diferentes já foram campeões. Até seis deles poderão estar fora da competição em 2021, relegados à Série B e

Em toda história do Brasileirão, 17 times diferentes já foram campeões. Até seis deles poderão estar fora da competição em 2021, relegados à Série B e, por outro lado, elevando o patamar da competição de acesso. Se confirmado este número, será o recorde da história, sinal dos tempos de um futebol brasileiro em transformação.

Cruzeiro e Guarani já possuem a companhia confirmada do Botafogo, lanterna da Série A. É certo também que ao menos mais um campeão brasileiro (entre Coritiba, Vasco, Bahia e Sport) será rebaixado, fazendo com que a edição de 2021 da Série B iguale o número de campeões das competições de 2005 (Grêmio, Bahia, Sport e Guarani) e 2006 (Atlético-MG, Guarani, Coritiba e Sport) e seja a edição mais “pesada” em termos de títulos dos últimos dez anos.

Dentre os campeões, quem está mais ameaçado é o Coritiba, com 99% de risco de queda e dependendo quase de um milagre.

Existe ainda a possibilidade de todos os quatro rebaixados neste ano serem antigos campeões brasileiros.

Atualmente o Vasco é o primeiro time no Z4. O Bahia é o primeiro fora. Se os dois forem ultrapassados pelo Goiás, que tem quatro pontos a menos, mas está em ascensão, seriam seis campeões brasileiros na Série B em 2021.

ANÚNCIO

A presença de tantos clubes com títulos nacionais no currículo na Série B deverá elevar o nível de uma competição que há muito tempo já deixou de ser uma temporada “tranquila” para os grandes que eram rebaixados — o Cruzeiro que o diga, com toda a dificuldade que enfrentou na edição de 2020.

A situação ficou bastante complicada para o Vasco, que perdeu do Fortaleza por 3 a 0. Derrota contundente em um confronto direto e que fez subir para 50% o risco de rebaixamento do Cruzmaltino. A projeção é do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Mesmo uma posição acima do Vasco, por ter uma vitória a mais, o Bahia não tem o que comemorar. O clube baiano está fora da zona da degola neste momento, mas o empate por 3 a 3 com o Goiás no fim de semana elevou a 53% seu índice que queda. O do Verdão voltou a 93%.

Por sua vez, o Fortaleza capitalizou com o resultado e praticamente zerou seu risco de queda: 4%. Melhor ainda para o Sport, que ficou com 1% depois de desbancar o Inter e conquistar a segunda vitória seguida.

 

ANÚNCIO

 

Sair da versão mobile