Ícone do site Bahia Pra Você

Seminário marca lançamento do programa Mais Gestão na Bahia

O seminário de lançamento do programa Mais Gestão Bahia reuniu, nesta quarta-feira (10), representantes de instituições de ensino,

O seminário de lançamento do programa Mais Gestão Bahia reuniu, nesta quarta-feira (10), representantes de instituições de ensino, organizações da agricultura familiar e autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A proposta busca fortalecer empreendimentos produtivos da agricultura familiar por meio da qualificação da gestão e da ampliação do acesso a mercados. O projeto estadual se articula com políticas públicas já existentes e amplia a atuação junto a organizações compostas exclusivamente por Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). 

O evento integrou a programação da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), realizado no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador. Na Bahia, o programa é executado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob coordenação da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), professora Tatiana Velloso, e conta com uma rede acadêmica formada por Ufba, Ufob, UFSB, Ifba, Uneb, UFS e Uefs. 

O investimento previsto para a execução do Mais Gestão Bahia é de R$ 2 milhões, aplicados ao longo de 15 meses.
“Estamos trazendo a questão do rural para uma posição central, reconhecendo sua importância não apenas econômica, mas também social e cultural, a partir da representação dos segmentos dos povos e comunidades tradicionais. Quero destacar a felicidade de lançarmos o Mais Gestão Bahia dentro da Febafes, que é um espaço de comercialização, mas também de saberes e articulações”, afirmou Tatiana Velloso. 

Ao todo, 40 organizações foram selecionadas por meio de Manifestação de Interesse, distribuídas em dez Territórios de Identidade, incluindo comunidades quilombolas, povos originários, povos de terreiros, fundos e fechos de pasto e extrativistas. 

Programação

Pela manhã, houve apresentação do programa nacional Mais Gestão/Coopera Mais Brasil. À tarde, ocorreu a exposição detalhada do projeto estadual e a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre as Instituições de Ensino Superior participantes. 

ANÚNCIO

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou:

“Já faz algum tempo que incentivamos o aumento da produção e melhoramos a produtividade. Mas o processo de agroindustrialização — uma grande novidade para a Bahia — exige mais. Estamos chegando a quase 600 agroindústrias e precisamos de pessoas qualificadas para tocar essas unidades, desde a produção até a comercialização.” 

Sair da versão mobile