Ícone do site Bahia Pra Você

Selo Lilás certifica 111 empresas por compromisso com equidade de gênero na Bahia

A terceira edição do Selo Lilás certificou, nesta segunda-feira (30), 111 empresas e entidades que se destacam pelo compromisso

A terceira edição do Selo Lilás certificou, nesta segunda-feira (30), 111 empresas e entidades que se destacam pelo compromisso com a valorização profissional das mulheres e pela promoção de ambientes de trabalho mais justos e inclusivos. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com cerimônia realizada no Auditório Mário Cravo, no Sesc Casa do Comércio, em Salvador.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou a importância da certificação para o fortalecimento das políticas públicas de equidade de gênero. “O selo reconhece empresas que identificam o potencial da mulher e oferecem condições para sua promoção a cargos de comando, além de estarem atentas às violências no ambiente de trabalho, como salários inadequados ou a ausência de espaços para amamentação. As empresas também devem ser parceiras na luta contra o feminicídio, como prevê a política nacional que envolve Estado e sociedade”, afirmou.

A certificação integra uma estratégia do Governo da Bahia para engajar diferentes setores da economia na promoção dos direitos das mulheres no mundo do trabalho. As organizações reconhecidas passaram por processo seletivo, conforme edital da SPM, e comprovaram a adoção de medidas concretas, como políticas antidiscriminatórias, igualdade salarial, incentivo à liderança feminina e ações de qualificação e desenvolvimento profissional.

Para a diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Larissa Brito, o selo representa o resultado de um trabalho contínuo. “Estou muito feliz em representar a Conder nesta premiação. Estamos renovando o Selo Lilás e hoje temos 45% de mulheres em cargos de gestão. A diretoria abraçou essa causa e a equidade de gênero se tornou uma pauta fundamental na empresa”, destacou.

Entre as instituições certificadas, a CoopGNP, primeira entidade do Oeste baiano a conquistar o selo, participou pela segunda vez da cerimônia. A coordenadora do Comitê de Mulheres, Glaucia Cristina Scapini, celebrou o reconhecimento. “É um aval do Governo do Estado às entidades que colocam em prática os direitos das mulheres. Viemos de Luiz Eduardo Magalhães pela segunda vez e fomos a primeira do Oeste da Bahia a receber o selo, abrindo caminho para outras organizações”, ressaltou.

ANÚNCIO

Instituído pela Lei Estadual nº 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023, o Selo Lilás também reconhece trajetórias consolidadas. A gerente de Sustentabilidade da Bracell, Angela Ribeiro, destacou que a empresa desenvolve políticas de equidade de gênero há cerca de duas décadas. “Ao longo desse período, ampliamos estratégias para a inclusão de mulheres no setor florestal, historicamente masculino, com a oferta de capacitações específicas e o estabelecimento de metas para ampliar a presença feminina em cargos de liderança”, explicou.

Sair da versão mobile