Bahia Pra Você

São João Sinfônico da Osba homenageia Dominguinhos

Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) vai realizar o São João Sinfônico, que comemora o momento nordestino mais esperado do ano. O evento, que será uma edição virtual, terá o tema #Dominguinhos80anos, uma homenagem ao compositor e instrumentista pernambucano que, se vivo, completaria 80 anos.

O concerto junino acontece no dia 23 de junho, às 19h, no canal da Osba no YouTube e vai tocar grandes sucessos do mestre Dominguinhos, como “Abri a porta”, “De volta pro aconchego” e “Eu só quero um xodó”, com participações especiais do cantor pernambucano Lenine, da cantora baiana Aiace e dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi.

Cantor e compositor pernambucano Lenine

Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da Osba, “o São João, especialmente o do interior da Bahia, é algo para ser levado para o mundo e a Orquestra Sinfônica da Bahia traz um pouco dessa missão, sobretudo no ambiente virtual, que é levar a beleza dessa festa para outros lugares do Brasil e do mundo”.

O São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da Osba. Para o músico e arranjador Marcelo Caldi, uma soma de forças e energias rege o sucesso do projeto. “Todo ano a Osba realiza o São João Sinfônico com propostas interessantes. Homenageia compositores, como é o caso deste ano com Dominguinhos e traz atrações diversas. Já tivemos Lívia Matos e João Cavalcanti presencialmente e em 2020, no concerto virtual, tivemos Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Mariana Aydar. Este ano teremos Lenine, Mestrinho e Aiace, energias boas que só engrandecem o projeto”, declara o músico.

O São João Sinfônico deste ano terá uma versão mais curta que nos anos anteriores e terá no programa três grandes composições do músico homenageado, todas com arranjo de Marcelo Caldi, que afirma ser uma experiência muito rica utilizar a orquestra como ferramenta para arranjos populares brasileiros.

ANÚNCIO

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Sair da versão mobile