Pelo quinto ano consecutivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) vai realizar o São João Sinfônico, que comemora o momento nordestino mais esperado do ano. O evento, que será uma edição virtual, terá o tema #Dominguinhos80anos, uma homenagem ao compositor e instrumentista pernambucano que, se vivo, completaria 80 anos.
O concerto junino acontece no dia 23 de junho, às 19h, no canal da Osba no YouTube e vai tocar grandes sucessos do mestre Dominguinhos, como “Abri a porta”, “De volta pro aconchego” e “Eu só quero um xodó”, com participações especiais do cantor pernambucano Lenine, da cantora baiana Aiace e dos músicos Mestrinho e Marcelo Caldi.
Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da Osba, “o São João, especialmente o do interior da Bahia, é algo para ser levado para o mundo e a Orquestra Sinfônica da Bahia traz um pouco dessa missão, sobretudo no ambiente virtual, que é levar a beleza dessa festa para outros lugares do Brasil e do mundo”.
O São João Sinfônico é um dos projetos mais queridos do público e já faz parte do calendário da Osba. Para o músico e arranjador Marcelo Caldi, uma soma de forças e energias rege o sucesso do projeto. “Todo ano a Osba realiza o São João Sinfônico com propostas interessantes. Homenageia compositores, como é o caso deste ano com Dominguinhos e traz atrações diversas. Já tivemos Lívia Matos e João Cavalcanti presencialmente e em 2020, no concerto virtual, tivemos Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Mariana Aydar. Este ano teremos Lenine, Mestrinho e Aiace, energias boas que só engrandecem o projeto”, declara o músico.
O São João Sinfônico deste ano terá uma versão mais curta que nos anos anteriores e terá no programa três grandes composições do músico homenageado, todas com arranjo de Marcelo Caldi, que afirma ser uma experiência muito rica utilizar a orquestra como ferramenta para arranjos populares brasileiros.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).