Neste final de semana, a capital baiana se transforma no epicentro do triathlon nacional. O Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância e a Copa Nordeste de Triathlon desembarcam em solo baiano reunindo cerca de 600 triatletas, que disputam seis provas a partir das 6h deste domingo (22), na Orla de Piatã, em Salvador. O evento conta com o apoio do Governo do Estado e é válido para os rankings nacionais da modalidade.
As disputas incluem as provas de aquabike, sprint, standard, start long, super sprint e training T100, com largadas programadas para 5h45 e 7h35. A etapa de natação será realizada na Praia de Placaford, enquanto o ciclismo ocorrerá nas avenidas Orlando Gomes e 29 de Março. Já a corrida acontece ao longo da Orla Atlântica da capital baiana.

A programação prevê ainda a entrega dos kits na sexta-feira (20), das 15h às 20h, e no sábado (21), das 9h às 12h, no Resort Catussaba. Na sexta-feira, das 18h às 19h, no mesmo local, será realizada uma programação especial com palestra do atleta Gabriel Klein e a premiação dos Melhores do Ano de 2025. O bike check-in acontece no sábado, no local da prova, das 15h às 18h.
Campeonato Brasileiro
As provas de longa distância — start long (2 km de natação, 60 km de ciclismo e 15 km de corrida) e aquabike — são válidas para o ranking classificatório do Campeonato Mundial da World Triathlon, que será realizado em Edmonton, no Canadá. Além das competições oficiais, o cronograma inclui treinões especiais e atividades de integração voltadas à comunidade esportiva.
O campeonato, promovido pela Confederação Brasileira de Triathlon, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do programa FazAtleta, além da Petrobahia, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Salvador. A etapa de Salvador terá a presença da campeã mundial Ana Augusta.
“A triatleta local, expoente da longa distância, é a grande inspiração para os participantes desta abertura das copas regionais. Com inscrições esgotadas desde dezembro, a Copa Nordeste atrai atletas de todas as regiões do país. É a prova da força do triathlon brasileiro e de sua capacidade de ser um esporte democrático, feito por todos e para todos”, afirma Cleber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), entidade promotora do evento.
Copa Nordeste
O evento regional chega à sua terceira edição consolidado como um festival multiesportivo. Nesta edição, as provas sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 10 km de corrida) e standard (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida) valem pontos para o ranking que classifica para a etapa mundial, que será realizada ainda este ano, na Alemanha, em suas respectivas variações.
Desde sua criação, em 2024, a Copa Nordeste — com passagens por Salvador, Olinda, Aracaju e Maceió — vai além da performance esportiva. O circuito se consolidou como um evento que une esporte, cultura e inclusão social, oferecendo uma experiência única a atletas e público, tendo como cenário privilegiado as praias nordestinas e o clima característico da região.