Acontece nesta sexta-feira (6), um mutirão para atualização ou cadastro dos adolescentes entre 12 e 17 anos prioritários na estratégia de vacinação contra Covid-19. As 155 unidades básicas de Salvador estarão envolvidas, das 8h às 16h.
O público-alvo são adolescentes com doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização na base municipal para habilitação ao imunizante. É necessário levar o Cartão SUS, documento de identidade com foto e, se possuir, os relatórios médicos.
Esta é uma oportunidade de facilitar o acesso do grupo à habilitação na estratégia. A lista subsidiará a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no planejamento da imunização desse grupo, assim que o governo federal, em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), habilitar o público para a estratégia.
É importante que, antes de se dirigir ao posto de saúde, o paciente consulte se o nome está na plataforma digital da SMS, através do site. Até o momento, cerca de 1,2 mil adolescentes com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município.
Segurança
Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual, para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes de Salvador. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.
A Prefeitura já havia anunciado sobre cadastramento de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de idade, que possuem comorbidades, para a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o prefeito, o público adulto, com idades até 18 anos, deve ser vacinado totalmente até o dia 30 de agosto. Com isso, a capital baiana já deve iniciar a vacinação entre crianças e adolescentes.
No dia 11 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que pessoas a partir dos 12 anos sejam vacinados com o imunizante da Pfizer.