Bahia Pra Você

Roberto Santos realizou 5.426 cirurgias de março a agosto

Hospital Geral Roberto Santos em atendimento durante a pandemia do Corona Vírus Foto: Carol Garcia/GOVBA

De março até o mês de agosto, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou 5.426 cirurgias. Desse total, 3.370 foram procedimentos eletivos, que não possuem caráter de urgência.  É o que informa a direção do hospital.

Mesmo priorizando os casos de urgência e emergência, o HGRS não parou de realizar cirurgias eletivas durante a emergência sanitária. Isso foi possível, também, pela presença de um hospital-dia na instituição, que absorveu 81,54% da demanda eletiva.

De acordo com o diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, mais cirurgias foram feitas no nestes meses de pandemia do que no mesmo período do ano passado.

“Nosso departamento de qualidade registrou que, no centro cirúrgico, aconteceram 2304 cirurgias em 2019, somando procedimentos eletivos e de urgência. Já em 2020, no mesmo período [março a agosto], realizamos 2.678 cirurgias de média e alta complexidade. Isso sem contar com os indicadores do hospital-dia, que se mantiveram altos em ambos os anos”, detalha ele.

Na avaliação do gestor, a melhoria da produtividade se deve, principalmente, à modernização do centro cirúrgico, à abertura de unidades de terapia intensiva (UTIs) e ao conjunto de estratégias adotadas antes e durante a pandemia do novo coronavírus.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile