Ícone do site Bahia Pra Você

Rishi Sunak não pretende devolver mármores do Partenon à Grécia

Rishi Sunak prometeu proteger os mármores do Partenon de serem devolvidos à Grécia, dizendo que eles continuam sendo um

Rishi Sunak prometeu proteger os mármores do Partenon de serem devolvidos à Grécia, dizendo que eles continuam sendo um “grande trunfo” para o Reino Unido. 

O primeiro-ministro manteve os compromissos assumidos por seus antecessores Liz Truss e Boris Johnson de salvaguardar os tesouros do Museu Britânico em Londres. 

Apesar de uma campanha para devolver as esculturas de mármore a Atenas e de conversas entre autoridades do Reino Unido e da Grécia sobre a ideia, Sunak deu pouca atenção a ela enquanto se dirigia para uma grande cúpula de defesa e segurança na Califórnia. 

“O Reino Unido cuida dos mármores de Elgin há gerações”, disse Rishi Sunak. “Nossas galerias e museus são financiados pelos contribuintes porque são um grande patrimônio para este país. 

“Compartilhamos seus tesouros com o mundo, e o mundo vem ao Reino Unido para vê-los. A coleção do Museu Britânico é protegida por lei e não temos planos de alterá-la.” 

ANÚNCIO

Enquanto as decisões sobre o cuidado e gerenciamento de coleções específicas são tratadas como um assunto para o Museu Britânico, Downing Street acredita que um empréstimo de longo prazo não estaria no espírito da posição do governo. 

Os mármores estão expostos no Museu Britânico desde 1832, depois de terem sido retirados do Partenon por Lord Elgin, um diplomata britânico. 

Ministros gregos seniores confirmaram no mês passado que houve conversas secretas entre o presidente do museu, George Osborne, e o governo grego por mais de um ano. 

A Grécia há muito tempo diz que os mármores devem ser devolvidos ao país permanentemente. No entanto, a posição firme do Museu Britânico é que qualquer acordo potencial envolveria a devolução de itens por empréstimo. 

Diz-se que os ministros não têm intenção de alterar a Lei do Museu Britânico, que impede o museu de devolver qualquer coleção permanentemente, exceto em circunstâncias muito limitadas. 

ANÚNCIO
Sair da versão mobile