Os destroços do submarino perdido “Titan” foram recuperados na manhã de quarta-feira (28) após o equipamento sofrer uma implosão fatal em uma viagem aos destroços do Titanic no início deste mês. Cinco pessoas estavam a bordo, nas profundezas do Atlântico Norte. As informações são do The Guardian.
Partes da embarcação mutilada foram trazidas para terra em Newfoundland, Canadá, na esperança de ajudar na investigação da tragédia e responder a perguntas sobre o projeto experimental da embarcação, padrões de segurança e falta de certificação.
Grandes pedaços de metal que se assemelham a partes do casco branco do Titan e patins de pouso projetados para pousar no fundo do mar foram içados em um píer usado pela guarda costeira canadense em St John’s, de um navio canadense chamado Horizon Arctic.
Também foi possível ver cabos retorcidos e outros itens provavelmente envolvidos na mecânica do submersível de 22 pés (6,7 metros), que foi lançado com a ajuda de um navio no dia 18 de junho para tentar mergulhar nos destroços do Titanic, mas perdeu o contato com a superfície uma hora e 45 minutos depois.
A recuperação dos destroços é parte fundamental da investigação para apurar o que deu errado na operação da empresa norte-americana proprietária do submersível OceanGate, após vários anos de questionamentos que levantaram sérias dúvidas sobre o projeto da embarcação.