SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Requalificação dos Arcos da Montanha deve ser concluída em outubro

Ferreiros, serralheiros e marmoreiros desenvolvem suas atividades há muitos anos no local

Publicado

em

Fotos: Bruno Concha/Secom

Antes escondidos em tons de cinza e tomados por limo, os arcos da Ladeira da Montanha, em Salvador, agora atraem olhares com cores claras, luminosas e harmônicas, mesmo com as obras de revitalização ainda em andamento. A conclusão deve ocorrer em outubro.

A pintura da fachada faz parte da requalificação estética do local, juntamente com a melhoria da iluminação pública e inserção de luminárias cênicas voltadas para os arcos.

As obras já melhoraram também as condições de habitabilidade e salubridade dos arcos, oferecendo mais conforto aos ferreiros, serralheiros e marmoreiros que desenvolvem suas atividades há muitos anos no local.

As intervenções nos arcos estão sendo feitas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). “As obras nos arcos da Montanha e nas Muralhas do Frontispício serão concluídas em outubro […]. Essas intervenções estão devolvendo ao cidadão e aos turistas cartões-postais importantes na história da cidade”, conta Luciano Sandes, titular da Seinfra.

A previsão de entrega e o resultado que já pode ser observado do visual têm deixado os artífices que ali trabalham animados e esperançosos. É o caso de Teomiro Rocha, de 33 anos, que começou a trabalhar como marmoeiro no local ainda criança, aos 9 anos de idade.

ANÚNCIO

“A obra tem evoluído de maneira impressionante, pois está ficando pronta praticamente em um ano. Graças a Deus está ficando ótimo. Fazia mais ou menos 35 anos que esses arcos não passavam por uma reforma, agora eu só tenho a agradecer”, conta.

Segundo Teomiro, a profissão dele foi passada do avô para o pai, do pai para a mãe e da mãe para ele. Ele espera que, com a obra, o movimento no local aumente tanto por turistas como por soteropolitanos.

História

A Ladeira da Montanha é sustentada pelos arcos, que foram erguidos como pilares de apoio e hoje funcionam como galeria para os artífices. Esse conjunto composto por 17 arcos, com acesso pela Ladeira da Conceição da Praia, foi edificado no final do século XIX. Alguns dos serralheiros e ferreiros que lá trabalham, como José Adário, ficaram conhecidos por produzir peças para museus brasileiros e artistas de vários países.

Outras intervenções

Também estão em andamento a recuperação e requalificação da Muralha do Frontispício, um dos símbolos de fundação da cidade, e a reforma do Elevador do Taboão, que estava parado há 54 anos. A Muralha do Frontispício passa por obras cênicas e paisagísticas no trecho que se estende da Praça Castro Alves à Ladeira da Misericórdia e deve ficar pronta também em outubro.

Já o Elevador do Taboão voltará a funcionar, ligando o Pelourinho ao Comércio. As intervenções envolvem a restauração integral do ascensor, além de obras de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade.

ANÚNCIO

 

Cidade

Salvador completa 476 anos com shows musicais e outras atrações

A comemoração tem como ponto alto justamente o final de semana entre os dias 28 e 30 deste mês

Publicado

em

A musicalidade, o potencial criativo, a história e a cultura de Salvador serão exaltados na programação montada pela Prefeitura para
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

A musicalidade, o potencial criativo, a história e a cultura de Salvador serão exaltados na programação montada pela Prefeitura para celebrar o aniversário da capital baiana, que completa 476 anos no dia 29 de março. O calendário do Festival da Cidade Viva Salvador foi lançado nesta terça-feira (18), no Teatro Gregório de Mattos, no Centro, e tem como ponto alto justamente o final de semana entre os dias 28 e 30 deste mês, com shows musicais e outras atrações em diversos pontos da cidade, além do 8º Movimento Boca de Brasa. 

O prefeito Bruno Reis destacou a importância do evento para a cidade. “Mantendo a tradição, estamos aqui lançando a programação para o aniversário da cidade. Ontem, recebi da galera do turismo o índice de ocupação hoteleira do último final de semana em Salvador: 87%, um percentual histórico para o mês. Tudo isso graças ao momento que vive a cidade, não só pelas transformações dos últimos anos, mas também por iniciativas como essa. O aniversário da cidade virou um verdadeiro festival, que a gente chama de Festival da Cidade”, disse. 

A festa principal ocorre no domingo (30), na Praça Municipal, que receberá o espetáculo ‘A Benção, Salvador!’, um show inédito para celebrar a identidade soteropolitana, com destaque para a musicalidade que faz dela um lugar tão especial. A apresentação reunirá artistas da cena afro-baiana e nacional como Àttooxxá, Larissa Luz, Sued Nunes, Cortejo Afro, Pabllo Vittar, Russo Passapusso e Rachel Reis. 

No mesmo final de semana de aniversário da cidade, na sexta-feira (28), também na Praça Municipal, ocorrem o show ‘Will Carvalho canta Elis Regina’ e, em seguida, ‘Ary Barroso na Voz Delas’, com Márcia Short, Ellen Wilson, Cátia Guimma e Elaine Fernandes. No domingo (30), o Pranchão do Mudei de Nome dá a volta no Dique do Tororó. 

Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Já a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai celebrar o aniversário com a 8ª edição do Movimento Boca de Brasa, com atividades culturais em diversos pontos da cidade e para todos os públicos. Nos dias 27, 28 e 29 de março, o Quarteirão das Artes, na Barroquinha, será palco de espetáculos, shows, exposições, podcasts, feira de economia criativa e muito mais. O festival se consolida como uma grande vitrine para valorizar e impulsionar os talentos do Programa Boca de Brasa, um projeto que vem democratizando a cultura, potencializando a economia criativa, o empreendedorismo, a inovação e a diversidade cultural nas comunidades de Salvador.  

Um dos destaques do movimento será o Rolê Boca de Brasa. A ação vai levar autoridades, influenciadores e a imprensa para uma experiência potente, imersiva e repleta de energia nos espaços Boca de Brasa do Subúrbio 360, Cajazeiras e CEU de Valéria. Um tour que celebra a periferia, a arte e a cultura autêntica, com performances do JACA, Célula Hip Hop e Déa, mostrando ao público o verdadeiro poder criativo desses territórios. 

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, lembrou que o objetivo do Boca de Brasa é fomentar a cultura periférica. “Descentralização. Não vamos ficar só no Centro, a gente vai estar circulando. Hoje a gente tem 11 pólos Boca de Brasa, e a perspectiva é que a gente chegue a 15. E isso é muito importante, porque a gente está levando apoio a projetos culturais em toda a cidade. Nesse Rolê, a gente passa por Cajazeiras, Alto de Coutos e Valéria”, disse. 

“Então, é muito importante conhecer esses teatros que hoje são espaços culturais absorvidos pela comunidade e pela cidade. E essas discussões que vão acontecer no Movimento Boca de Brasa serão sobre empreendedorismo, que é uma coisa muito importante da gente falar, e sobre o protagonismo atual das periferias na cidade e como elas podem contribuir para o desenvolvimento cultural de Salvador”, completou Guerreiro. 

Esportes 

ANÚNCIO

Também como parte da programação, Salvador receberá atividades e competições esportivas. No domingo (23), ocorre o Pedal da Cidade, passeio ciclístico pela orla atlântica; entre sexta-feira (28) e domingo (30) se realiza o OceanMan, campeonato de natação em águas abertas no Porto da Barra; também no domingo (30), ocorre a Salvador 10 Milhas, prova de corrida de rua com saída do Rio Vermelho; e no domingo (6), a capital baiana recebe o Triton Salvador, competição internacional de triatlo na Praia de Placaford. 

Além disso, a gastronomia, o artesanato, a moda e todo o potencial de Salvador em economia criativa serão celebrados na XII Semana do Artesão, entre os dias 26 e 30 de março, das 9h às 20h. A Praça do Campo Grande receberá o evento, que reunirá diversos empreendedores da cidade para expor os seus produtos, além de apresentações musicais e atividades culturais. 

Cultura – Os 476 anos também serão celebrados nos equipamentos culturais da capital baiana, que receberão uma programação de visitas especiais e atividades culturais. A Casa do Carnaval da Bahia, a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria Mercado, o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger de Fotografia, o Espaço Carybé de Artes e o Arquivo Público de Salvador terão agendas adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oficinas e exibições de documentários. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

Equipamentos culturais 

ANÚNCIO

 Dia: 19/03 

Projeto Sòrò – Contando e Ouvindo Histórias – “O que conta a Cidade?” 

Horário: 15h 

Local: Casa das Histórias de Salvador 

Mediadora: Lorena Sampaio 

ANÚNCIO

Sòrò, palavra de origem yorubá que significa “falar”, propõe a contação de histórias de forma lúdica, estimulando a imaginação e o exercício da escuta. A atividade é focada em cantigas populares baianas e nordestinas, promovendo conhecimento sobre a história e cultura de Salvador, voltada ao público infantil. 

Gratuito. 

 Dia: 20/03 

Visita Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 

Local: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado. 

ANÚNCIO

Descrição: Data destinada à visitação para o público neurodivergente, TEA, Comunidade Surda e outros, com foco na acessibilidade e inclusão. 

Agendamento no link disponível nas páginas do Instagram dos equipamentos. 

Dia: 21/03 

Cineclube – Documentário “Toque Feminino – Mulheres Percussionistas” 

Horário: 10h 

ANÚNCIO

Local: Arquivo Público de Salvador 

Mediadores: Goli Guerreiro (debatedora), Alana Gabriela (Artista) e Cris Fernandes (Diretora do filme) 

Exibição do documentário sobre a trajetória de cinco mulheres que escolheram a percussão como campo de atuação profissional e expressão artística, discutindo a desigualdade de oportunidades no cenário musical de Salvador. 

Gratuito. 

Dia: 21/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Memorial 2 de Julho 

Horário: 11h  

Este dia contará com uma visita adaptada que passará por três importantes equipamentos culturais de Salvador: o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé de Artes. Durante a visita, os espaços serão ajustados para oferecer uma experiência mais tranquila, com iluminação e sons adequados para visitantes com TEA. 

Gratuito. 

Dia: 21/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes 

Horário: 14h  

Este dia contará com uma visita adaptada que passará por três importantes equipamentos culturais de Salvador: o Memorial 2 de Julho, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Espaço Carybé de Artes. Durante a visita, os espaços serão ajustados para oferecer uma experiência mais tranquila, com iluminação e sons adequados para visitantes com TEA. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 28/03 

ANÚNCIO

Visita Azul – Casa do Carnaval da Bahia 

Horário: 14h 

A Casa do Carnaval da Bahia também será adaptada para receber as visitas da “Visita Azul”, com ajustes sensoriais no ambiente para garantir conforto e acessibilidade aos visitantes com TEA. A visita será conduzida com toda a atenção necessária para que a experiência cultural seja agradável e inclusiva. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 29/03 

ANÚNCIO

Oficina Criativa Carnaval é Massa Especial! 

Horário: 14h  

Local: Casa do Carnaval da Bahia  

Solte a criatividade na Casa do Carnaval da Bahia, criando representações artísticas inspiradas nas obras do acervo e no Pierrot da entrada. Edição especial no dia 29/03 dedicada a Salvador. 

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

ANÚNCIO

Dia: 29/03 

Quebra-Cabeças dos Artistas Especial Fortes 

Horário: 14h 

Local: Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e Espaço Carybé de Artes 

 Participe de uma experiência imersiva em homenagem ao legado de Carybé e Pierre Verger, montando um quebra-cabeça que conecta a Bahia à arte desses artistas. Edição especial no dia 29/03 dedicada aos artistas de Salvador. 

ANÚNCIO

Valor: R$20,00 (meia para residentes em Salvador, estudantes e idosos). 

Dia: 29/03 

Quiz da Independência Especial 

Horário: 14h  

Local: Memorial 2 de Julho  

ANÚNCIO

Aprofunde seus conhecimentos sobre a independência da Bahia com jogos educativos que envolvem quebra-cabeças e jogos da memória. Edição especial no dia 29/03 dedicada aos heróis baianos da atualidade. 

Gratuito 

Dia: 29/03 

Jogo de Cartas – O que conta a Cidade? 

Horário: 10h às 11h e 15h às 16h 

ANÚNCIO

Local: Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado 

Mediadores: Tainã Souza (Educadora) e Anastácia (Educadora) 

Jogo educativo que desafia os participantes a adivinhar pontos turísticos, monumentos e locais históricos de Salvador, aprendendo mais sobre a cidade de forma divertida e interativa. 

Valor: R$20 e R$10 (meia). 

Movimento Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Quinta-feira (27/03) 

Local: Escadaria da Barroquinha e Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

17h – Lançamento: exposição Boca de Brasa em Movimento/ Feira de empreendedores de economia criativa 

17h30 – Cerimônia de Abertura, com artistas do Boca de Brasa 

Roteiro e direção: Jorge Alencar / Elivan Nascimento / Luciano Bahia 

ANÚNCIO

19h – Vitrine Boca de Brasa – Pocket Show Odilon 

19h30 – Show: Aila Menezes – Baile de Todas as Cores 

Sexta-feira (28/03) 

Local: Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

8h30 – Rolê Boca de Brasa 

ANÚNCIO

Participação: Autoridades, influenciadores e imprensa 

Apresentações: JACA, Célula Hip Hop, Déa 

Local: Subúrbio 360, Boca de Brasa Cajazeiras e CÉU de Valéria  

Podcast – Potências da Periferia, mediação: Luana Assiz 

15h – Episódio 01 – O Poder dos Coletivos Artísticos nas Periferias  

ANÚNCIO

17h – Episódio 02 – Empreendedorismo do Futuro 

Local: Espaço Cultural da Barroquinha 

19h – Debate – show: Humor é coisa de mulher, mediação de Val Benvindo  

Participação: Clube DazMinina + Aline França 

Local: Teatro Gregório de Mattos 

ANÚNCIO

20h30 – Vitrine Boca de Brasa, Pocket Show ANDREZZA,  

21h – Show: Hiran canta Brown.  

Participação Majur e Nininha Problemática 

Sábado (29/03) 

Local: Pátio iyá nassô (Espaço Cultural da Barroquinha) 

ANÚNCIO

  

11h – Visita mediada: Exposição Boca de Brasa em Movimento 

Local: Foyer Teatro Gregório de Mattos 

13h – Aulão “Mete Dança” com Elivan Nascimento e convidados 

Local: Espaço Cultural da Barroquinha 

ANÚNCIO

15h – Ocupação Sound System: Oficinas de grafitti + intervenções urbanas 

17h – Show do Ministereo Público e participação Jesse Royal (Jamaica) 

Demais atividades apoiadas pela FGM 

Até o dia 30 de março 

20h – Espetáculo Teatral: Monocontos – Elas Fantasiam o Tempo  

ANÚNCIO

Local: Casa Rosa / Rio Vermelho (?) 

20 de março 

18h – Abertura da Exposição “Assentamentos”, do artista Roney George,  

Curadoria de Danillo Barata 

Local: Casa do Benin 

ANÚNCIO

02 a 04 de abril 

20º Panorama Internacional Coisa de Cinema 

Local: Cine Glauber Rocha e Sala Walter da Silveira 

04 a 06 de abril – Projeto MURAL (Feira, Exposição documental, Oficinas e Bate-papos)  

Local: Doca 1 – Comércio 

ANÚNCIO

XII Semana do Artesão 

26 a 30/03 

9h às 20h 

Praça do Campo Grande  

Artes, culinária, moda, artesanato, atrações musicais e culturais  

ANÚNCIO

Atividades e Competições Esportivas 

23/03 

Pedal da Cidade 

Gratuito  

Passeio ciclístico promovido pelo Movimento Salvador Vão de Bike  

ANÚNCIO

Percurso de 15km 

Saída do Parque dos Ventos  

28, 29 e 30/03 

Oceanman 

O maior circuito mundial de águas abertas para nadadores amadores, presente em mais de 30 países. 

ANÚNCIO

30/03 

Corrida Salvador10milhas  

Corrida com percurso de 5k e 10k com saída do Rio Vermelho. O evento esportivo faz uma homenagem a Salvador passando em seus percursos por alguns dos maiores cartões postais da cidade.  

06/04 

Triton Salvador  

ANÚNCIO

Depois de uma primeira experiência marcante, o TRITON volta a Salvador para mais uma etapa do TRITON 1 no Brasil, etapa que também será classificatória para o Mundial 2025. 

A praia de PLACAFORD, em Salvador,  será o palco dessa disputa eletrizante que promete reunir atletas do mais alto nível, que estarão divididos entre as três opções de distâncias disponíveis: SPRINT, MIDDLE e LONG. 

Shows em celebração aos 476 anos 

28 e 30/03 

Praça Municipal – Centro Histórico  

ANÚNCIO

Will Carvalho canta Elis Regina – Dia 28 – 18h 

Ary Barroso nas Vozes Delas: Márcia Short, Ellen Wilson, Cátia Guimma e Elaine Fernandes – Dia 28 – 20h 

Espetáculo “A Benção, Salvador!” com a participação de Àttooxxa, Russo Passapusso, Pablo Vittar, Rachel Reis, Sued Nunes, Larissa Luz e Cortejo Afro – Dia 30 – 17h 

30/03 

Dique do Tororó 

ANÚNCIO

Volta ao Dique 

Show especial de aniversário da cidade com o projeto Mudei de Nome. 11h 

Continue Lendo

Cidade

Guarda Municipal entrega documentos perdidos no Carnaval até 4 de abril 

A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados na sede do órgão de segunda a sexta, das 9h às 16h

Publicado

em

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Os documentos encontrados pela Guarda Civil Municipal (GCM) no Carnaval de Salvador 2025 seguem sendo entregues até o próximo dia 4 de abril na sede do órgão, na Avenida San Martin. A maioria dos itens resgatados são CNH e RG, e podem ser retirados no local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A consulta aos itens pode ser feita no site https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/achados-e-perdidos/. 

Durante a folia, a GCM recuperou mais de 150 documentos perdidos. No final da festa, o órgão também recebeu cerca de 500 documentos da Polícia Civil, bem como materiais de identificação pessoal que foram entregues pelas Prefeituras-Bairro, totalizando mais de mil documentos. 

O coordenador de Ações e Prevenção à Violência da GCM (Ceprev), James Azevedo, ressalta que a orientação é que o indivíduo que perdeu o documento registre a perda, por questões de segurança. “Isso impede o uso indevido por terceiros. Caso o cidadão não tenha o boletim, a gente faz a identificação e entrega os documentos recuperados, mas a orientação é que se apresente o boletim para a retirada aqui na GCM”, diz. 

Confira o passo a passo para recuperar o documento: 

1 – Acesse o site da GCM e verifique se o seu documento está listado. 

ANÚNCIO

2 – Dirija-se à sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, munido do boletim de ocorrência. 

3 – Os documentos também podem ser retirados por parentes de primeiro grau, pai, mãe, filho ou irmão. 

4 – Caso seu documento não esteja listado, será necessário providenciar a segunda via do documento. 

5 – Se você encontrou algum documento perdido durante o Carnaval, ele pode ser entregue a uma patrulha da Guarda Civil Municipal ou na sede do órgão. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)

O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

Publicado

em

Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto "A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa". A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.

“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

Continue Lendo

Mais Lidas