Em encontro com moradores do povoado do Tareco, equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) apresentou as ações previstas no projeto social associado à obra de requalificação do Balneário do Tareco, conhecido por suas piscinas naturais de águas límpidas e termais.
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do potencial turístico da região, o momento foi marcado pela demonstração de entusiasmo dos moradores diante do avanço da obra, que já se encontra em fase final. A reativação do ponto turístico, que fez parte da infância de muitos moradores, passa a ser vista como realidade próxima.
“É um lugar muito bonito e que tem muita história. Já foi palco de muitos eventos, e muitas famílias passavam as férias desfrutando desse espaço. Desde a primeira visita técnica, identificamos o potencial turístico e ambiental do balneário. Buscamos dotação orçamentária, elaboramos um projeto conceitual e conseguimos viabilizar os recursos”, afirma Larissa Britto, diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Conder e responsável pela obra.
Localizado a cerca de 30 km da sede de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, o Balneário do Tareco ganhou notoriedade pela abundância de nascentes, incluindo águas termais. Essas características naturais tornaram o espaço um destino procurado tanto para lazer quanto para fins terapêuticos, em função do pH alcalino, considerado adequado para o tratamento de doenças de pele.
Na década de 1990, o chamado “Oásis do Tareco” foi estruturado com infraestrutura de apoio, incluindo duas piscinas para adultos e uma infantil. Com o passar dos anos, entretanto, o espaço foi abandonado e deixou de integrar o circuito turístico da região.
“Como filho do Tareco, era angustiante ver esse balneário fechado. Agora, com o avanço da obra, essa sensação está passando. Agradecemos o olhar diferenciado e o diálogo com a comunidade, que inclui cursos de educação ambiental e qualificação profissional para moradores locais e comunidades vizinhas”, destaca José Ricardo Garcia, presidente da Associação de Moradores do Vale do Tareco.
Morador do povoado, André Ferreira também ressalta os impactos positivos da intervenção. Atualmente empregado na obra, ele projeta novas oportunidades com a retomada das atividades turísticas. “Ver essa requalificação acontecendo por meio da Conder e do Governo do Estado é muito gratificante. A expectativa é que o turismo volte a movimentar a comunidade de forma sustentável”, afirma.
Mais sobre a obra
O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões e contempla a implantação de uma ampla estrutura voltada ao lazer, esporte, convivência e incentivo ao turismo. Com área total de 15.985,34 m², a intervenção inclui pavimentação, áreas verdes e 31 edificações, como quiosques, piscinas, espaços de convivência e coworking, quadras esportivas, campo society, palco, bar/restaurante, sanitários, área para eventos e equipamentos de apoio.
De acordo com o engenheiro Lucas Araújo, responsável pela fiscalização da obra pela Conder, o projeto prioriza a acessibilidade, com atenção especial a pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos, além de medidas voltadas à segurança de crianças.
A requalificação deve contribuir para a valorização da localidade, reconhecida como geossítio de relevância nacional. A área se destaca pelo seu potencial hidrogeológico, caracterizado como aquífero surgente e termal, e integra uma paisagem mais ampla com potencial turístico, científico e didático, associada à proposta de criação do Geoparque Morro do Chapéu.

