O governo do Reino Unido ampliou suas sanções contra a Rússia para incluir tarifas punitivas de importação de metais preciosos russos, bem como proibições de exportação de certos produtos do Reino Unido, para aumentar a pressão econômica sobre Moscou pela invasão da Ucrânia.
A terceira onda de sanções foi anunciada pelo Departamento de Comércio Internacional poucas horas antes das comemorações do Dia da Vitória da Rússia nesta segunda-feira (9), quando o país comemora o fim da Segunda Guerra Mundial com desfiles militares e quando o presidente Vladimir Putin deve reembalar detalhes do guerra na Ucrânia para os cidadãos.
As últimas sanções de 1,7 bilhão de libras à Rússia e à vizinha Bielorrússia – que se juntou à invasão da Ucrânia e foi usada como base para soldados russos – visam derrubar a capacidade de Putin de financiar sua guerra.
O anúncio veio logo após líderes do G7, incluindo Boris Johnson e o presidente dos EUA, Joe Biden, realizarem uma videochamada com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em uma demonstração de unidade com o país antes dos desfiles do Dia da Vitória do Kremlin.
O novo pacote de restrições inclui £ 1,4 bilhão em tarifas de importação do Reino Unido – impostos de fronteira pagos pelos compradores sobre mercadorias enviadas da Rússia – que afetarão as importações de platina, paládio e outros produtos, incluindo produtos químicos da Rússia.
O departamento de comércio internacional disse que a Rússia é altamente dependente do Reino Unido para as exportações de metais preciosos, que estarão sujeitas a tarifas adicionais de 35 pontos percentuais.
O governo também proibirá a exportação de mais de 250 milhões de libras em bens em setores onde a economia russa é mais dependente de produtos do Reino Unido, incluindo materiais-chave como produtos químicos, plásticos, borracha e máquinas.