A última etapa do Campeonato Baiano de Rally de 2022 será disputada na região do sisal, em Valente, neste final de semana. Cerca de 30 veículos enfrentam os terrenos acidentados do Rally do Sisal neste sábado (12) e domingo (13), a partir das 10h e seguindo pela tarde, no percurso de 16km dentro da Fazenda Tanque do Anjo, na Rodovia BA-120, Km-348.
Com três baterias em cada dia, a tradicional competição, que é realizada desde 2004, define os melhores colocados do circuito baiano de rally neste ano nas três categorias de velocidade e uma adventure, para veículos comuns, aumentando a participação de quem busca ingressar na modalidade. A prova faz parte dos eventos apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), neste final de semana.
“Esse ano, acho que será a prova mais completa de todas que já fizemos por termos montado um circuito inteiro dentro da fazenda, sem passar por vias do município de Valente, que poderia atrapalhar o trajeto”, afirma Roberto Cunha, organizador da prova. A cidade na região do sisal é conhecida pelos terrenos específicos da caatinga, com plantas baixas e com espinhos em solos secos, e o clima predominante do semiárido.
Confira os outros eventos do final de semana
Basquete – O basquete baiano segue como destaque na agenda esportiva. Após finalizar o Campeonato Baiano Adulto e Base Masculino e Feminino 2022, os campeões dos zonais se classificaram para o Desafio Basquete Bahiano 2022, que será realizado neste final de semana no Ginásio de Cajazeiras e Ginásio do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA). Os classificados das categorias sub-16, sub-18, sub-23 e adulto advindos das regiões de Salvador, Ilhéus, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães disputam as partidas também no sábado e no domingo, a partir das 8h30.
Corrida – Em Salvador, a 1ª Corrida do BEPE acontece neste domingo com expectativa ter entre 800 a 1000 corredores entre as categorias público geral, militar de praça, militar oficial e PCD. O evento faz parte do Festival de Duathlon de 2022 e terá os percursos de 5km e 10km. Com a linha de chegada na base do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), as largadas acontecem a partir das 6h para a prova de ciclismo mais corrida e 6h30 apenas para a corrida em frente ao Estádio de Pituaçu.
Copa da Mandioca – A terceira edição da competição de futebol amador da região do Portal do Sertão segue com sua segunda rodada neste sábado, em algumas cidades da região. Ao todo, cinco partidas da Copa da Mandioca do Portal do Sertão 2022 acontecem simultaneamente às 15h nas cidades mandantes: Água Fria x Tanquinho; Anguera x Ipecaetá; Antônio Cardoso x Santo Estevão; Santa Bábara x Irará; e Terra Nova x Amélia Rodrigues. Nesta edição, a competição masculina sub-17 terá 11 equipes e dez times na categoria feminina.