Flavia Requião – Consultora de viagem
Como o próprio nome diz, uma viagem emocionante, e que surpreende àqueles que buscam novos destinos. A Rota das Emoções contempla uma das mais singulares regiões do Brasil e reúne o melhor do sol e praia, dunas, rios, delta, ecoturismo, aventura, natureza, vilarejos, além da maravilhosa gastronomia nordestina e sua hospitalidade única.
Arrisco dizer, que é o melhor roteiro no nordeste. Ele foi idealizado em 2005 pelo Sebrae juntamente com o Ministério do Turismo e as operadoras locais, e nele reúne as maravilhas de três estados nordestinos: Maranhão, Piauí e Ceará. Além disso, a Rota das Emoções, está sempre focada em ações de promoção do turismo sustentável e responsabilidade socioambiental, por isso, une três unidades de conservação: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; APA do Delta do Parnaíba, no Piauí; e Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.
Em um percurso de 900 quilômetros, visitando 14 municípios, seus principais atrativos são os Lençóis Maranhenses, conhecido como o “deserto” brasileiro, repleto de lagoas cristalinas; o Delta do Parnaíba, o maior Delta das Américas, composto por mais de 80 ilhas, um verdadeiro santuário da biodiversidade; e Jericoacoara, considerada umas das belas praias, com mar azul, dunas e lagoas, um verdadeiro paraíso ecológico.
O melhor da Rota das Emoções é que existem várias possibilidades de roteiros com paradas e número de dias de acordo com sua preferência. O tempo mínimo para fazer o todo o roteiro é de 9 dias, para que não fique muito cansativo. Indico iniciar o roteiro pelo Maranhão, pois precisará de mais esforço para chegar aos Lençóis, depois, curtir todo o percurso da viagem e no final recuperar as energias nas águas calmas de Jericoacoara, mas poderá ser feito de forma inversa.
Experiências autenticas fazem toda a diferença numa viagem, e é o que não faltam nessa rota cheia de emoção. Assim, selecionei as mais incríveis, que farão você se apaixonar por esse roteiro:
1 Aventurar-se em Off Road
Fugindo dos percursos tradicionais em aviões ou ônibus, nesse roteiro é possível aventurar-se à beira mar curtindo toda a beleza do litoral nordestino. A maioria dos deslocamentos são feitos em carros 4×4, os chamados off road. Eles são super confortáveis e ideais para se deslocar à beira-mar, passando pela areia da praia, dunas e relevos. É um dos pontos altos dessa viagem.
2 Conhecer os Lençóis Maranhenses
Por mais que já tenha visto em fotos, vídeos, documentários ou mesmo alguém lhe descrevendo, o que você vai encontrar nos Lençóis Maranhenses, é algo impossível de ser representado ou descrito. O impacto de se sentir inserido e integrado à uma imensidão sem fim de dunas de areias finíssimas e lagoas cor de esmeralda, é uma experiência inigualável. É impossível não se emocionar.
3 Passear de Barco no maior Delta das Américas
Navegar no coração do Delta do Parnaíba, é mais uma incrível experiência da Rota das Emoções. O Delta do Rio Parnaíba é um santuário ecológico de enorme beleza natural. É o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Suas ramificações desenham um arquipélago de dezenas de ilhas, igarapés, dunas, lagoas de água doce e uma exuberante floresta tropical, onde ainda se encontram crocodilos, jiboias, capivaras, macacos e aves de rara beleza.
4 Se emocionar com a Revoada dos Guarás
Outra experiência marcante nesse roteiro, ainda no Delta do Parnaíba, é sem dúvidas a Revoada dos Guarás. Depois de um dia passeando pelas águas dos Delta, no fim da tarde, ao pôr do sol, somos agraciados por um espetáculo da natureza, num fenômeno impressionante e único. Centenas ou milhares de aves vermelhas, os Guarás, chegam aos bandos numa ilhota no final da tarde para dormir, o que parecia algo comum, aos poucos se torna um momento emocionante e indescritível.
5 Curtir a vila de Jeri
Queridinha das celebridades, Jericoacoara é, de fato, um destino imperdível e já foi eleita uma das dez praias mais lindas do mundo. Além das belezas naturais, a Vila de Jeri tem algo de especial, uma atmosfera rústico-chique irresistível com uma excelente estrutura turística, com pousadas, lojinhas, bares e restaurantes. À noite, suas ruas tem pouca iluminação, e caminhar com os pés tocando a areia nos remete a uma vila do interior. E nesse clima você pode escolher jantar num dos charmosos bistrôs ou curtir a badalação em torno da praça, onde barraquinhas vendem coquetéis e bares tocam música ao vivo, em um clima super animado e descontraído!
6 Aventura-se na dunas e lagoas do Ceará
Além das lindas praias, Jeri possui outros lugares encantadores, e para conhecê-los é preciso aventurar-se nos deliciosos e divertidos passeios de Buggy. E entre o sobe e desce das dunas, dos mais variados tamanhos, estão verdadeiros oásis, as lagoas de águas cristalinas, com suas redes molhadas. Um paraíso! O destino ideal para quem quer descansar, contemplar ou curtir.
7 Contemplar o Pôr do Sol em Jeri
Um dos cartões postais imperdíveis e obrigatórios em Jeri, é com certeza o assistir o Pôr do Sol. E o lugar é tão especial, que se chama Duna do Pôr do Sol. Todos os fins de tarde, centenas de pessoas caminham até o topo dessa imensa e famosa duna, para contemplar esse espetáculo da natureza e tirar fotos incríveis.
8 Apreciar a deliciosa gastronomia
Como em qualquer viagem, a gastronomia é uma das melhores partes. E a culinária na Rota das Emoções é, indiscutivelmente, uma das atrações que completam o passeio. E apesar da proximidade dos estados, é possível apreciar as particularidades de lugar, com receitas e temperos totalmente diferentes. Seja na típica comida nordestina, baião de dois, carne seca e mandioca, ou mesmo na seleção requintada de frutos do mar, que inclui peixes, camarões, caranguejos, polvo, lula, lagosta e outras delícias provenientes do mar ou rio.
Gostou? Que tal viver todas essas emoções nesse roteiro fantástico?