Bahia Pra Você

Redescubra o Brasil – belezas de Bonito e do Pantanal

Flavia Requião

O Olhar do viajante inicia uma serie, chamada Redescubra o Brasil, na qual selecionaremos destinos imperdíveis com experiências incríveis, que vão revelar lugares preciosos do nosso lindo país e lhe ajudar a escolher seu próximo destino de viagem.

E para iniciar, apresento uma viagem fantástica, com dois destinos repletos de belezas naturais e conservação ambiental, localizados no centro-oeste do Brasil: Bonito e Pantanal! Em um roteiro conjugado, é possível se aventurar em cachoeiras, rios, grutas e descobrir riquezas da fauna e flora, contemplando a maior planície alagada do Brasil, em uma experiência única!

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, e como já diz seu nome, ela é exuberante. O lugar foi um dos pioneiros em ecoturismo no país e é um paraíso de águas cristalinas, grutas, fauna e flora de rara beleza e ainda é considerado o melhor e mais bem estruturado destino dessa modalidade de turismo, aqui no Brasil.  Visando sempre a preservação da região, todas as atividades realizadas em Bonito, são feitas obrigatoriamente na companhia de um guia turístico oficial, o que permite conhecer melhor e da melhor forma: consciente e sustentável.

Já o Pantanal, é uma região localizada entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A maior planície inundável do mundo é habitat natural de diversas espécies de pássaros, felinos, mamíferos, peixes e répteis, e tem ainda mais de 80% de sua vegetação nativa. Passear pelo Pantanal é uma aventura, mas também um paraíso para os observadores e os que amam fotografar a fauna e flora. A maioria das fazendas localizadas no Pantanal não só oferecem boa infraestrutura e atendimento ao turista, como também apresentam conscientização ecológica e manutenção da cultura pantaneira. O Pantanal é o lugar ideal para os apaixonados pela vida selvagem e para os que buscam reconexão total com a natureza.

E para conhecer o melhor desses destinos, reuní 10 experiências únicas:

1) Flutuação no Rio da Prata

A flutuação no rio da Prata, sem dúvida é uma das principais e imperdíveis atrações em Bonito. A grande variedade de fauna e flora subaquáticas fazem desse passeio, único. Ao mergulhar na nascente do Rio Olhos d’água, é possível flutuar tranquilamente num aquário natural!

ANÚNCIO
2) Gruta do Lago Azul

Considerada o cartão postal da cidade de Bonito, a Gruta Azul que é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional. É um daqueles lugares indescritíveis. A beleza natural  impressiona. É uma caverna inundada por um lago que, conforme a luz do sol entra, torna o azul da água cada vez mais intenso. Em uma das maiores cavernas inundadas do planeta encontramos fósseis pré-históricos de tigre de dente de sabre e da preguiça gigante, que viveram a cerca de 10.000 mil anos atrás. Imaginem!

3) Visitar o Buraco das Araras

O Buraco das Araras, também em Bonito, é uma dolina, uma depressão no solo, de 128m de profundidade, que hoje se consolidou para observar diversos tipos de aves, principalmente as Araras Vermelhas. Imaginem uma enorme cratera, rodeada pela vegetação, que serve de habitat para essas lindas aves. Existem várias histórias sobre o surgimento desse buraco, uns falam que foi meteoro e outros dizem que foi um teto de uma caverna que desabou. Mas o que importa mesmo é a beleza desse lugar!

4.Estância Mimosa

A Estância Mimosa, é uma charmosa fazenda, localizada em Bonito, que preserva 80% de florestas naturais e morros típicos da Serra da Bocadena. O passeio começa com uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres e com paradas para banho em cachoeiras com piscinas naturais e ainda um passeio de barco. No percurso, diversos mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena fazem da Estância Mimosa um dos passeios mais fascinantes da região. A casa sede da fazenda, onde é servido o delicioso almoço típico mantém suas características originais de antes do início do turismo.

5) Hospedar em uma fazenda pantaneira

Já no Pantanal, se hospedar em uma fazenda pantaneira, ainda é a melhor forma de sentir a essência do pantanal. As fazendas possuem uma programação incrível de expedições.  Observar sua fauna e flora, vivenciar processos de produção da fazenda, tudo isso torna essa experiência ainda mais genuína e incrível!

6) Safari Fotográfico

Você sabia que é possível fazer Safári aqui no Brasil? Conhecer de perto a vida e os hábitos dos animais silvestres, é uma experiência fantástica, e o local ideal é o Pantanal! O safári fotográfico é feito em um carro 4×4, aberto e adaptado para esse tipo de passeio, pois permite alcançar regiões que ficam mais distantes da sede das Fazendas, passando por variados tipos de vegetação como campos, cerrado, alagados, possibilitando uma visão ampla da paisagem, e ideal para avistar a grande diversidade da fauna regional. Você vai se surpreender com tanta beleza e diversidade!

ANÚNCIO
7) Focagem Noturna

Encontramos no Pantanal uma grande diversidade de animais com hábitos noturnos, e é possível observar de perto jacarés, corujas, capivaras, antas, jaguatiricas, lobo guará e até uma sucuri, e se tiver sorte, uma onça. Sem dúvida, é o passeio mais emocionante do Pantanal.

8) Pescaria de Piranhas

Outra atividade bem característica pantaneira é a pescaria de piranhas. Além da pesca esportiva, a piranha é usada principalmente para fazer um prato típico da região, o Caldo de Piranha. A pesca de piranhas é uma das experiências mais interessantes e diferentes que poderá vivenciar no Pantanal.

9) Passeio de Barco – Pantanal

Como visitar o pantanal e não percorrer os rios e áreas alagadas em um passeio de barco? Esse passeio com cenários proporciona cenários e sensações inesquecíveis, com a beleza de sua mata ciliar, dona de árvores centenárias e habitat natural de aves, mamíferos e répteis que se refugiam nas margens.

10) Pic nic ao pôr do sol e música no Pantanal

E para fechar com chave de ouro as experiências pantaneiras, imagina desfrutar de um delicioso pic nic no incomparavel pôr-do-sol do Pantanal, acompanhado com música de um violeiro tocando e cantando as histórias e estórias do seu povo.

Flavia Requião é autora do Blog Olhar do Viajante e consultora de viagens da Bahia Vista Turismo
ANÚNCIO
Sair da versão mobile