Bahia Pra Você

Quer empreender? Se ligue nas tendências para 2021

O ano de 2020 vai ficar marcado como um ano de muito sofrimento, restrições e modificações no modo de viver das pessoas em todo o mundo. É também o ano em que o Brasil alcançou a marca histórica no número de empreendedores. Segundo a Agência Sebrae de Notícias, 25% da população adulta está envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até 3,5 anos de atividade. A pandemia foi um grande contribuinte para o aumento, e depois de um ano cheio de desafios o que se esperar para os profissionais do segmento?

Segundo Marcus Casaes, vice-presidente da Associação de Jovens Empreendedores na Bahia (AJE-BA), para seguir ou começar a empreender em 2021, segue sendo de extrema importância fazer uma pesquisa do mercado, buscando conhecer e entender profundamente a área na qual se pretende atuar para poder se diferenciar. Ele ainda ressalta algumas áreas que devem continuar crescendo, e se mostram ser tendência para o ano que acabou de chegar.

Pet

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de animais vivendo em lares brasileiros ultrapassam os 139 milhões. Entre estes estão cães e gatos, mas também, peixes, aves, répteis e mamíferos de pequeno porte que movimentaram um mercado de mais de R$ 34 bilhões em 2019.

Inovando por meio de serviços móveis que chegam até os tutores e atendendo inclusive, animais exóticos, como também os serviços previamente utilizados como passeadores, creches e hotéis, vêm se mostrando em alta. Ainda segundo Casaes, outra área em expansão para os bichinhos é a da alimentação saudável, já que a saúde deles também é uma preocupação para os donos.

Vida saudável e bem-estar
O ano de 2020 vai ficar marcado como um ano de muito sofrimento, restrições e modificações no modo de viver das pessoas em todo o mundo.

Marcus Casaes. Foto: Divulgação

“As pessoas querem se sentir bem, saudáveis, ainda mais depois de um ano marcado por uma doença”, afirma Marcus que explica outra tendência do mercado para 2021: o bem-estar.

Produtos e serviços voltados à alimentação saudável para entrega, congelados para facilitar a rotina de quem não tem tanto tempo para a cozinha, alimentação planejada para crianças, comércio de produtos naturais e suplementos alimentícios têm se mostrando em crescimento diante da correria, falta de tempo e a alta nos números relacionados à obesidade e doenças crônicas.

ANÚNCIO
Moda

O mercado da moda tem passado por uma democratização. A sustentabilidade e a ideia de ter roupa para todos os tipos de corpo já não é mais um “talvez”, mas um mercado em expansão.

Marcas ou coleções plus size, peças adaptadas para pessoas com deficiência, calçados maiores e menores, ergonômicos, além das formas consideradas mais sustentáveis como brechós e serviços de armário compartilhado ou por assinatura, são tendências para o mercado fashion em 2021.

Tecnologia

Segundo Marcos, uma área que têm chamado atenção é a de drones (veículo aéreo não tripulado). Seja nas partes de aprendizagem (aulas) e na compra, aluguel e manutenção, como também em sua utilização para fotografia, exploração de áreas insalubres, para uso de segurança e serviços de fotografia e filmagem para uso cinematográfico e publicitário.

“Assim como as demais, não é apenas usar um drone, mas também, novamente, buscando inovar nas imagens ou até mesmo no uso do aparelho”, lembra Marcus Casaes.

 

ANÚNCIO
Sair da versão mobile