Bahia Pra Você

Putin reconhecerá repúblicas rebeldes na Ucrânia

Vladimir Putin reconhecerá os territórios controlados pela Rússia no Sudeste da Ucrânia como estados independentes em uma decisão crucial, afundando um acordo de paz existente e possivelmente desencadeando novas e duras sanções do Ocidente.

Putin disse com antecedência ao francês Emmanuel Macron e ao alemão Olaf Scholz que planejava reconhecer as repúblicas populares de Donetsk e Luhansk, apoiadas pela Rússia, como estados independentes na segunda-feira (21). Os dois líderes expressaram “decepção” com a decisão, de acordo com uma leitura do Kremlin.

A França e a Alemanha são signatárias do acordo de Minsk, um acordo de paz que provavelmente será abandonado como resultado da decisão russa.

O anúncio ocorreu após uma reunião extraordinária de seu conselho de segurança transmitida pela televisão nacional, onde o presidente russo disse que tomará uma decisão ainda nesta segunda-feira, após uma coreografia de vai e vem com seus principais conselheiros para preparar o apoio público para a decisão.

“Estamos negociando há oito anos”, disse Putin a seus assessores em um ponto durante a reunião do conselho de segurança. “Estamos em um beco sem saída”.

ANÚNCIO
Anúncios

Por sua vez, cada um dos principais conselheiros de Putin ficou em um púlpito e fez um discurso que terminou em favor do reconhecimento dos estados separatistas nas regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk, que estão em guerra com Kiev desde 2014.

Sair da versão mobile