Quem vai ao Teatro Castro Alves assistir a uma apresentação de música sinfônica, ou de uma peça de teatro, fica encantado com a qualidade do equipamento e da produção, mas não imagina o que tem por trás de cada espetáculo. Palcos, camarins, salas técnicas, de ensaio, de figurino e muito mais. Tudo isso agora pode ser conhecido gratuitamente através do projeto ‘TCA de Perto – Programa de Visitas Educativas no Teatro Castro Alves’.
A iniciativa inédita conta com guias qualificados para compartilhar toda a memória do TCA. Os agendamentos podem ser feitos através do site da Associação dos Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), entidade parceira do evento.
Segundo o diretor-geral do TCA, Moacyr Gramacho, o ‘TCA de Perto’ é importante em dois sentidos. “Um é a memória, o outro bastidor. Enquanto bastidor, as pessoas vão poder viver a experiência acompanhadas por guias treinados sobre a história, a técnica, então vai ser uma imersão às entranhas do Teatro Castro Alves. E através dessa visita você vai conhecer detalhes, alguns detalhes pitorescos”.
Gramacho destacou que o Complexo do TCA é um dos maiores equipamentos da América Latina. “Em um dia onde está tudo funcionando, como era normal antes da pandemia, nós chegamos a ter até 10 mil pessoas aqui. Então, através dessas visitas vocês vão poder viver a experiência de entrar nesse equipamento. Ele é único, um grande artefato. É uma máquina, tem todo o sistema de funcionamento, o mecanismo do palco que pode ser visto de perto.

As irmãs Vanilda e Sílvia Ornelas fizeram o agendamento e visitaram o TCA nesta quinta-feira (7). “Nós somos frequentadoras assíduas das peças, dos concertos, e eu estou achando muito interessante, muito rico. Para mim está sendo uma surpresa, eu nunca tive oportunidade de frequentar essa parte interna, a gente vem sempre na Sala Principal ou até mesmo na Concha Acústica, mas realmente, o interior do teatro a gente nunca teve a oportunidade de conhecer. Está sendo rico para mim”, afirmou Vanilda.
Sílvia destacou a importância da visita. “É uma forma da gente conhecer a nossas história, conhecer a cultura da nossa cidade, é importante a gente se apropriar desses fatos, conhecer todo o percurso da criação do teatro, e como ele surgiu na nossa cidade. Então, a gente resgata essa vontade de voltar a frequentar o TCA, apesar estarmos ainda numa pandemia. É uma forma da gente vir resgatando e se encorajando a frequentar normalmente esses espaços”.