Em sua 11ª edição, o projeto ParaPraia 2026 inicia a temporada de banho de mar assistido neste sábado (21) e domingo (22), das 8h às 12h, na Bacia das Moças, em Ondina, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR).
A iniciativa, voltada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segue até o dia 8 de março, sempre aos sábados e domingos. Em Ondina, praia oficial do projeto, a ação será repetida no final de semana seguinte, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Para marcar o encerramento, o ParaPraia contará com programação especial nos dias 7 e 8 de março, na Praia da Preguiça, ao lado do restaurante Amado, na Avenida Contorno.
O projeto, que há uma década oferece acesso seguro ao mar para milhares de participantes, tornou-se referência na promoção do lazer acessível. Desde sua criação, a iniciativa tem ampliado o número de beneficiados, proporcionando experiências emocionantes a quem, muitas vezes, enfrenta barreiras para frequentar a praia.
Com apoio da Unifacs, a ação conta com voluntários selecionados e treinados sob a coordenação de professores da universidade. Participam estudantes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem e psicologia, além de voluntários da sociedade civil. Ao todo, 60 pessoas atuarão por dia, divididas em grupos.
O ParaPraia tem ainda o apoio de empresas parceiras, como Wilson Sons, Acelen, Salvador Shopping, Bremen e Band News. A segurança dos participantes é garantida por equipes de salvamento e apoio, garantindo o funcionamento da atividade com conforto e proteção.

