Ícone do site Bahia Pra Você

Profissionais de saúde são vacinados em pontos de drive-thru

profissionais de saúde que atuam em 27 hospitais públicos ou contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois pontos de drive-thru

A vacinação contra a Covid-19 em Salvador passou a contar com uma nova estratégia. Nesta quinta-feira (28), a Prefeitura deu início à imunização de profissionais de saúde que atuam em 27 hospitais públicos ou contratualizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois pontos de drive-thru montados na cidade. Um deles está localizado na Arena Fonte Nova, em Nazaré, e outro no novo Centro de Convenções, na Boca do Rio, com funcionamento até o próximo domingo (31) nesses dois locais, sempre das 8h às 17h.

Só estão sendo imunizados os trabalhadores relacionados nas listas enviadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e unidades hospitalares contempladas pelos drive-thrus. Ao chegar nos locais, os vacinadores realizam uma espécie de triagem, conferindo documento oficial com foto e CPF.

“A partir de hoje, a Prefeitura amplia sua estratégia de vacinação em Salvador. Desde quando iniciamos a campanha, foram disponibilizadas equipes volantes para visitarem unidades de saúde para alcançar o público prioritário que está inserido na primeira fase da campanha, estabelecida pelo Ministério da Saúde.  A estimativa é alcançar um total de 35 mil profissionais até o domingo (31)”, disse o prefeito Bruno Reis.

Ele acrescentou que todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, tanto nos postos de urgência e emergência, gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já receberam as primeiras doses da CoronaVac. Desta vez, a imunização se estende para colaboradores das mais diversas áreas. “A vacinação chegará ao porteiro, aos recepcionistas, entre outros trabalhadores dos 27 hospitais que estão inseridos nessa estratégia”, explicou.

O chefe do Executivo municipal reforçou, ainda, que a SMS fez uma triagem rigorosa para validar, junto aos hospitais, as pessoas que estão aptas para participar do processo. A expectativa é que, até o fim de semana, Salvador conclua a aplicação de todas as 45 mil doses da CoronaVac, recebidas no primeiro lote.

ANÚNCIO
Emoção

A primeira vacinada do dia foi Maridete Rezende Vieira, 64 anos. Enfermeira da maternidade Climério de Oliveira, ela recebeu a injeção por volta de 9h na Arena Fonte Nova. “Estou muito feliz por ter sido vacinada nessa estrutura, que está muito bem montada. Espero que todas as pessoas tenham a oportunidade de serem vacinadas logo”, comemorou. No mesmo carro de Maridete, mais dois colegas de profissão receberam os imunizantes.

Cardiologista dos hospitais Santa Izabel e Aliança, Heitor Carvalho não conseguiu conter as lágrimas após passar por uma das baias de vacinação do drive-thru. “Sou um privilegiado de receber a vacina entre os primeiros. Meu desejo é que ela chegue o mais rápido possível para todos e que a gente se livre desse terrível momento que passamos”, disse.

Balanço de vacinados

Desde que a iniciativa teve início, no último dia 19, cerca de 25 mil pessoas entre profissionais da saúde, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência com mais de 18 anos que residem em entidades inclusivas já receberam a primeira dose da CoronaVac. O público feminino representa 69% dos vacinados, enquanto o público masculino, 31%.

Hospitais que os trabalhadores poderão ser imunizados nos drive-thrus
Sair da versão mobile