Morreu nesta quinta-feira, aos 99 anos, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. A informação foi confirmada pelo Palácio de Windsor, que não revelou a causa da morte.
O duque de Edimburgo, a “força e permanência” da rainha Elizabeth por 73 anos, morreu aos 99 anos. A saúde do príncipe Philip vinha se deteriorando lentamente há algum tempo. Ele anunciou que estava renunciando aos compromissos reais em maio de 2017, brincando que não conseguia mais se levantar. Ele fez uma última aparição pública oficial no final daquele ano, durante um desfile da Marinha Real no pátio do Palácio de Buckingham.
Desde então, raramente foi visto em público, passando a maior parte de seu tempo na propriedade Sandringham da Rainha em Norfolk, embora se mudasse para ficar com a Rainha no Castelo de Windsor durante os períodos de bloqueio durante a pandemia de Covid-19 e onde o casal celebrou discretamente seus 73 anos de casamento em novembro de 2020. Ele também comemorou seu 99º aniversário em confinamento no Castelo de Windsor.
O duque passou quatro noites no hospital King Edward VII em Londres antes do Natal de 2019 para observação e tratamento em relação a uma “condição pré-existente”.
Apesar de ter feito uma cirurgia no quadril em abril de 2018, ele compareceu ao casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle um mês depois e foi visto sentado ao lado da Rainha em uma partida de pólo no Windsor Great Park em junho. Ele e a rainha perderam o batizado do príncipe Louis de Cambridge em julho de 2018, mas ele foi visto participando de Crathie Kirk perto de Balmoral em agosto e dirigindo seu Land Rover na região rural escocesa em setembro.