Começa a ser pago nesta segunda-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021, a consulta está disponível desde a última segunda (31), no site da Receita Federal. O dinheiro é depositado na conta informada no ato da declaração do IR.
Na consulta é possível saber se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, como a malha fina. No caso de inconsistências, é preciso enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências. “As restituições de declarações que apresentam inconsistência são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão”, afirma a Receita, em nota.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 encerra nesta segunda (31). De acordo com a Receita, até às 17h de sexta-feira (28), 28,2 milhões de declarações, 88,2% do total esperado, haviam sido enviadas no País.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Calendário
As restituições serão pagas em cinco lotes, assim como ocorreu no Imposto de Renda de 2020.
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
A Receita Federal espera concluir o pagamento de todas as restituições até setembro.