Bahia Pra Você

Primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina Janssen chega ao Brasil

Chegou na manhã desta terça-feira (22), em território brasileiro, o primeiro lote com 1,5 milhão de doses de vacina Janssen, braço farmacêutico da Johnson&Johnson. A quantidade, no entanto, é metade da anunciada anteriormente pelo Ministério da Saúde.

As vacinas, que tinham expectativa de chegar na semana passada, agora devem ser redistribuídas a todos os estados por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O governo federal fechou contrato com a farmacêutica para um total de 38 milhões de doses.

O imunizante da Janssen será o único aplicado no Brasil em dose única. Tem eficácia de 66% para casos moderados e de 85% para casos graves. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou seu uso emergencial em 31 de março.

Essa vacina pode ser armazenada por um período entre três e quatro meses e meio a temperaturas de 2°C a 8°C. Se guardadas a temperaturas inferiores a 20°C, ficam estáveis por dois anos. As doses que chegaram nesta terça, portanto, podem ser aplicadas até o início de agosto, segundo o Ministério da Saúde.

A Anvisa aprovou em 14 de junho a extensão da validade das doses da vacina Janssen de 12 para 18 semanas nessas mesmas condições de armazenamento. Até então, os imunizantes venceriam em 27 de junho e exigiriam um maior esforço logístico para distribuir e aplicar as doses, com um mutirão para administrá-las em cinco dias úteis nas capitais. A decisão segue a linha do que foi definido pelo Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana.

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile