SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Prefeitura sanciona plano de carreira da Guarda Municipal

Na ocasião, foi anunciada a convocação de mais 57 profissionais concursados

Publicado

em

A lei que institui o Plano de Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Salvador foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (20). A iniciativa ocorre três dias após o Executivo municipal receber a matéria aprovada da Câmara de Vereadores, e é considerada o maior avanço na política de valorização dos agentes do órgão.
Foto: Divulgação

A lei que institui o Plano de Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Salvador foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (20). A iniciativa ocorre três dias após o Executivo municipal receber a matéria aprovada da Câmara de Vereadores, e é considerada o maior avanço na política de valorização dos agentes do órgão.

Na ocasião, foi anunciada a convocação de mais 57 profissionais concursados. Também foi garantida a inserção de emenda que garante a participação feminina em um mínimo de 20% dos cargos da corporação.

O plano beneficiará, diretamente, 1,3 mil servidores entre ativos e inativos e reconhece as especificidades da carreira do guarda civil municipal, além de estimular o crescimento profissional e assegurar os meios necessários para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores da corporação.

“Este é um instrumento para ampliar e melhorar ainda mais a prestação de serviço por parte da GCM. Em contrapartida, isso fortalece ainda mais o serviço, trazendo também mais responsabilidade. Sabemos que eles estão aptos para realizar um trabalho ainda melhor para a população. O plano garante que os guardas podem ascender verticalmente na carreira, com metas individuais e institucionais, onde todos ganham”, explicou o titular da Semge, Thiago Dantas.

Entre as vantagens instituídas através da nova lei está a Gratificação por Regime Especial de Trabalho na Guarda Civil Municipal (RETGCM), que vai substituir a Gratificação de Risco, e concederá um percentual de 50% do valor de vencimento. Além disso, a proposta mantém a Gratificação por Avanço de Competência, com percentual variando entre 40% e 45% do vencimento básico, levando em consideração o nível em que o servidor se encontra, dentre outras iniciativas.

Criada há 13 anos, a GCM tem o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o cidadão, além de zelar pelos bens, serviços e instalações da cidade, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais. Nos últimos anos, a Prefeitura empregou uma série de ações para qualificação das atividades diárias da instituição.

Atualmente, a GCM possui cerca de 1,3 mil servidores e seis grupamentos: Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Rondas da Capital (Rondac), Grupamento Especial de Motociclista (GEM), Grupo de Apoio ao Turista (GAT) e Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

Segurança

Polícia apreende quase 100 kg de drogas em Pituaçu

Operação conjunta envolveu equipes das polícias Militar e Civil

Publicado

em

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico e da 13ª Companhia Independente da Polícia
Foto: Ascom/PMBA

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico e da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), além de agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), apreenderam 98 kg de drogas na manhã deste sábado (25) em Pituaçu.

As equipes receberam informações sobre uma carga de drogas que estaria sendo armazenada no bairro, tendo se dirigido ao local indicado na denúncia. Com a chegada dos policiais, os suspeitos fugiram, adentrando em alguns imóveis. Num deles, foram encontrados 94 kg de maconha, acondicionados em tabletes, além de 4 kg de cocaína. Nenhum criminoso foi preso.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da Draco, onde a ocorrência foi registrada.

Continue Lendo

Segurança

Procurador que agrediu colega em Registro (SP) é preso

O agressor foi preso um dia depois de a Justiça ter expedido o mandado de prisão

Publicado

em

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, informou nesta quinta (23) que o procurador Demétrius Oliveira Macedo, que espancou a

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, informou nesta quinta (23) que o procurador Demétrius Oliveira Macedo, que espancou a procuradora-geral da prefeitura de Registro, Gabriela Samadello Monteiro de Barros, foi preso pela Polícia Civil.

Garcia escreveu, em suas redes sociais, que espera “que a Justiça faça a sua parte agora e use contra ele [Demétrius] todo o peso da lei. Agressor de mulher vai pra cadeia aqui em São Paulo”, afirmou o governador.

Depois de Garcia ter comunicado a prisão em suas redes sociais, a assessoria do governo confirmou que o procurador foi preso em uma clínica em Itapecerica da Serra, no interior paulista, e postou um vídeo do momento da prisão. Macedo foi preso um dia depois de a Justiça ter expedido o mandado de prisão.

Na última segunda-feira (20), Macedo foi filmado dando socos, chutes, xingando e espancando a procuradora, sua chefe, dentro do ambiente de trabalho. Os vídeos da agressão, que caíram rapidamente na internet, também mostram Macedo empurrando outra funcionária, com força, contra a porta.

A Polícia Civil abriu boletim de ocorrência por lesão corporal contra Macedo, e o delegado responsável pelo caso, Daniel Vaz Rocha, pediu à Justiça a prisão preventiva do procurador. Rocha justificou o pedido dizendo que o acusado tinha “sérios problemas de relacionamento com mulheres no ambiente de trabalho, sendo que, em liberdade, expõe a perigo a vida delas, e consequentemente, a ordem pública.” Na noite de ontem (22), a Justiça expediu o mandado de prisão.

Também ontem, mais cedo, a prefeitura de Registro publicou no Diário Oficial a suspensão preventiva de Demétrius do trabalho por 30 dias, com interrupção de salário. Também foi aberto processo administrativo para apurar o episódio, o que pode implicar na exoneração do cargo.

O Ministério Público de São Paulo informou que designou dois promotores de Justiça, ambos com atuação em Registro, para investigar a agressão.

Continue Lendo

Segurança

Drogas que seriam distribuídas em Ibicuí são apreendidas

O produto estava escondido em um terreno baldio, na localidade da Patagônia, município de Vitória da Conquista

Publicado

em

Equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão (ESQD MCL) da Polícia Militar apreenderam mais de 40 quilos de drogas que seriam distribuídas
Foto: Ascom/PMBA

Equipes do Esquadrão de Motociclistas Falcão (ESQD MCL) da Polícia Militar apreenderam mais de 40 quilos de drogas que seriam distribuídas no São João de Ibicuí e estavam escondidas em um terreno baldio, na localidade da Patagônia, no sudoeste do estado, município de Vitória da Conquista, na noite desta terça-feira (21).

Os policiais militares faziam rondas preventivas na região quando identificaram um carro branco parado e, ao abordar o veículo suspeito, encontraram uma porção de drogas com o motorista que revelou ter escondido o restante do entorpecente em um terreno baldio, situado na rua M, no Loteamento Bateias.

No local indicado pelo suspeito, a guarnição encontrou o material acondicionado em 60 tabletes, dos quais 55 eram de maconha e meio de cocaína. Segundo o comandante do ESQD MCL, tenente coronel PM Elder Abreu, a droga seria distribuída durante os festejos juninos de Ibicuí. “Na semana passada, fizemos quatro apreensões no final de semana. É um movimento que se intensifica, principalmente, em períodos de festa, pois a probabilidade de consumo é maior”, explicou o oficial.

O suspeito e a droga foram apresentados à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Vitória da Conquista.

Continue Lendo

Mais Lidas