Após cerca de seis meses de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus e, agora, com a reabertura das atividades econômicas, especialistas alertam que é preciso redobrar os cuidados para se prevenir da Covid-19.
Mesmo com a diminuição no número de infectados e a redução na taxa de ocupação dos leitos de UTI, não deve haver relaxamento nas medidas de distanciamento, higienização e no uso da máscara.
O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, reforça os cuidados que devem ser tomados ao frequentar ambientes como bares, restaurantes, academias e similares.

Ivan Paiva, coordenador do Samu
“Sempre que manusear qualquer objeto, lavem as mãos, não sendo possível fazer isso, utilizem o álcool em gel. Por isso é importante que todos tenham o seu frasquinho e mantenham os cuidados em todos os lugares, principalmente em locais como praças e parques”, afirma o especialista.
“As pessoas não devem relaxar porque não podemos prever quem vai desenvolver a forma grave da doença ou não. Então, temos que nos cuidar em todos os locais e seguir todas as medidas de prevenção. A pandemia ainda não acabou”, adverte Paiva.
Não é só na rua
Os cuidados em casa também são fundamentais. O ideal é começar retirando os sapatos e deixando-os na entrada. Na sequência, o indicado é que se retire as roupas e, de preferência, lavar de imediato. As Chaves, bolsas e carteiras devem ficar em algum espaço reservado, na entrada de casa. Deve-se tomar banho imediatamente ou, pelo menos, lavar bem as áreas do corpo que ficam mais expostas.