Nada combina mais com um domingão de sol do que praia e futebol, isso faz parte da vida dos moradores de cidades litorâneas, como Salvador. Mas essa prática foi interrompida por conta da pandemia. O futebol voltou há cerca de dois meses com estádios fechados, essa saudade tem sido amenizada com as transmissões pela TV. Já as praias de Salvador continuam fechadas.
Muito se questiona o porque dessa proibição, já que o local aberto teria um risco de contaminação muito menor do que lugares fechados. Estudos, como o realizado por pesquisadores espanhóis do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) indicam que a transmissão do coronavírus pela água é muito pouco provável. O problema da liberação da praia para a população está, na verdade, na dificuldade de se manter o distanciamento e no compartilhamento de objetos.
Estudos
Em maio, pesquisadores espanhóis do CSIC (Conselho Superior de Investigações Científicas) divulgaram um relatório em que dizem que a transmissão do coronavírus pela água é bem pouco provável e reforçam que o problema desses locais —piscinas, praias, rios e lagos— é a aglomeração que normalmente se forma e o uso de objetos comuns.
Baseados na literatura científica disponível, os cientistas do CSIC entendem que, embora não existam dados sobre a persistência do Sars-CoV-2, o efeito de diluição na água do mar, assim como a presença de sal, são fatores que devem contribuir para a diminuição da carga viral e sua inativação por analogia como o que acontece com vírus semelhantes.
Já em relação à areia, acreditam que a ação conjunta do sal na água do mar, a radiação ultravioleta solar aliada à alta temperatura que a areia pode atingir diminuem o risco de contágio.
O perigo da praia não é a contaminação na água e na areia, mas sim a aglomeração. Está calor? Sim, mas não se deve descuidar. O vírus continua em circulação no país. A principal via de transmissão continua sendo as secreções respiratórias, geradas pela tosse e espirros e o contato pessoa a pessoa, daí a importância do uso da máscara por todos, mesmo na areia, na praia e em locais abertos, mesmo com calor.