Ícone do site Bahia Pra Você

Polícia Civil capacita agentes para uso de drones em operações na Bahia

O uso de drones para reforçar o monitoramento aéreo e apoiar ações investigativas é o foco do Curso de Operações com Aeronaves

O uso de drones para reforçar o monitoramento aéreo e apoiar ações investigativas é o foco do Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP), iniciado nesta segunda-feira (5), na sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador. A capacitação, com carga horária de 56 horas, segue até domingo (11) e conta com 24 servidores de diversas regiões do estado. 

Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da tecnologia para modernizar a segurança pública: “O uso de drones amplia nossa capacidade de resposta, qualifica as investigações e contribui para operações mais seguras e eficientes”, afirmou. 

O curso, ministrado por cinco instrutores especializados, segue normas da Anac, Decea e Anatel, e integra investimentos do Governo do Estado que já ultrapassam R$ 1,5 milhão, incluindo a estruturação do Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (NOARP). 

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a iniciativa fortalece o enfrentamento à criminalidade: “A capacitação garante uso técnico e responsável dos drones, aumentando a eficiência das operações e reduzindo riscos”, disse. 

Participam do COARP policiais civis de 18 municípios, além de dois policiais penais da Seap, reforçando a integração entre forças de segurança. 

ANÚNCIO
Nova sede da Acadepol

Na mesma agenda, o governador visitou as obras da nova sede da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol), prevista para conclusão ainda este ano, com estrutura moderna para formação e capacitação dos servidores. 

Sair da versão mobile