A Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), iniciou nesta quinta-feira (8) a Operação Lavagem do Bonfim 2026, que seguirá até 18 de janeiro. O esquema especial de policiamento será intensificado no dia da Lavagem, 15 de janeiro, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais do estado, que atrai milhares de pessoas.
O planejamento envolve oito Comandos de Policiamento Regional e Especializados, além da Academia da Polícia Militar (APM). Serão utilizados 27 Postos Elevados de Observação (PEO) ao longo do trajeto, guarnições embarcadas em Bases Móveis de Segurança, policiamento nos principais corredores viários, estações de metrô, terminais rodoviários e marítimos, pontos turísticos e centros comerciais. O reforço inclui sobrevoo de aeronaves, uso de drones (RPAS) e equipes táticas e antibomba em prontidão.
“A missão da PMBA é realizar policiamento ostensivo e preventivo, com emprego de tecnologia e tropas especializadas, garantindo paz e tranquilidade à população”, afirmou o coronel Sérgio Simões, comandante do COPPM.
A Lavagem do Bonfim começa com a tradicional caminhada de oito quilômetros, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada. As ações preventivas e o monitoramento em tempo real serão mantidos até a dispersão do público.

