A Polícia Federal (PF) prendeu dois suspeitos de estarem envolvidos no sumiço do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês e colaborador do jornal The Guardian Dom Phillips, desaparecidos desde domingo (5), no Vale do Javari, no Amazonas.
Segundo informações do jornal O Globo, a prisão de ambos teria ocorrido no início da noite desta segunda-feira (6). Eles foram encaminhados para a cidade de Atalaia do Norte (AM) para depor à Polícia Civil.
Os homens presos seriam pescadores identificados somente pelos apelidos de “Churrasco” e “Jâneo”. O líder comunitário “Churrasco” já havia sido citado em declarações que apontaram que ele teria uma reunião agendada com Bruno Pereira para consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas na região.
A Marinha deve enviar na manhã desta terça-feira (7) um helicóptero, duas embarcações e uma moto aquática para procurar por Bruno e Dom Phillips. A previsão é de que os reforços comecem a atuar ainda de manhã. A instituição informou ter enviado ao local, às 11h40 de segunda-feira, uma equipe com sete militares e uma lancha para iniciar as buscas. As ações tiveram início à tarde nos rios Javari, Itaquaí e Ituí, no interior do Amazonas.
O caso
Dom Phillips, colaborador de longa data do Guardian no Brasil, foi visto pela última vez no fim de semana na região de Javari, no estado do Amazonas – uma vasta região de rios e florestas tropicais perto da fronteira com o Peru.
O jornalista estava viajando com o indigenista Bruno Araújo Pereira, um ex-funcionário do governo encarregado de proteger as tribos isoladas do Brasil, que há muito recebe ameaças de madeireiros e garimpeiros que buscam invadir suas terras.
Phillips, 57, que está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com o apoio da Fundação Alicia Patterson, está sediado na cidade brasileira de Salvador e faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para jornais como Guardian, Washington Post, o New York Times e o Financial Times.
Na segunda-feira, líderes indígenas locais deram o alarme depois que os dois homens desapareceram durante uma missão de reportagem na rede de rios ao redor da cidade de Atalaia do Norte, ponto de entrada na reserva Javari.