A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16), uma nova política de preço para os combustíveis, em substituição a paridade internacional do petróleo (PPI). A antiga política de preços da estatal, acompanhava o preço do dólar e o mercado internacional, e não havia interferência do governo brasileiro para manter preços mais baixos.
“Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, afirmou Prates, segundo comunicado da Petrobras.
O novo modelo de política de preço será atrelado aos valores competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa aos clientes. A estratégia comercial usa referências de mercado de custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.
Enquanto o custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia, dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.