Ícone do site Bahia Pra Você

Peru declara estado de emergência em meio a protestos

governo peruano decretou na quarta-feira (14) estado de emergência em todo o país por 30 dias, informou o ministro da Defesa, Alberto Otárola

O governo do Peru decretou na quarta-feira (14) estado de emergência em todo o país por 30 dias, informou o ministro da Defesa, Alberto Otárola, após uma reunião do Conselho de Ministros.

Segundo Otárola, a medida, que permite a atuação das Forças Armada, tem objetivo de conter os protestos violentos no território peruano, que já deixaram sete mortos e 200 feridos.

A decisão acontece em resposta às manifestações ocorrem no Peru desde a última quinta-feira (8) contra o novo governo, de Dina Boluarte, e pela liberdade de Pedro Castillo, o presidente deposto, que ontem teve a prisão preventiva requerida pelo Ministério Público, acusado de rebelião após tentar dissolver o Congresso e estabelecer um “governo de exceção”.

Otárola indicou que esta medida implica a suspensão dos direitos à liberdade de reunião, liberdade de trânsito, liberdade e segurança pessoal; e o direito à inviolabilidade do domicílio.

Sair da versão mobile