Ícone do site Bahia Pra Você

Periperi ganha novos centros de saúde e odontológico

Moradores da região do Subúrbio Ferroviário passam a contar com os Centros de Saúde (CS) e de Especialidades Odontológicas (CEO) de Periperi a partir desta quarta-feira (30), na Rua Dom Pedro II, 121.

Moradores da região do Subúrbio Ferroviário passam a contar com os Centros de Saúde (CS) e de Especialidades Odontológicas (CEO) de Periperi a partir desta quarta-feira (30), na Rua Dom Pedro II, 121.

Segundo o prefeito Bruno Reis, o Subúrbio possui a maior cobertura de atenção básica à saúde na cidade. “Saímos de 18% para 80%.”. Conforme balanço da prefeitura, a região do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário possui 79,8% da cobertura deste setor.

Estrutura

O Centro de Saúde Periperi e o Centro de Especialidades Odontológicas possuem capacidade para atender, no total, cerca de 800 pessoas diariamente. A unidade conta com a atuação de uma equipe multiprofissional composta por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal.

O montante investido pela Prefeitura nos equipamentos é superior a R$1,3 milhão. As unidades estão preparadas para beneficiar de crianças a idosos e oferecerá programas de acompanhamento e prevenção a exemplo de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

Os cidadãos terão acesso ainda aos serviços de vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, curativo, dispensação de medicamentos e marcação de consultas e exames ofertados em outras unidades municipais.

ANÚNCIO

Além dos Centros de Saúde e de Especialidades Odontológicas de Periperi, há mais 29 equipamentos de saúde distribuídos entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já Salvador também avançou muito na cobertura da atenção primária nos últimos anos. De 2012 a 2021 este índice saltou de 18,6% para aproximadamente 56% este ano.

“Hoje o Subúrbio Ferroviário possui 80% da atenção básica à saúde. O centro estará disponível para atender toda a região, sem restrições de territorialidade. Além disso, atualmente, quase reduzimos pela metade o número de extrações dentárias em Salvador. Isso se deve ao aumento das equipes de atendimento bucal. E no CEO de Periperi não será diferente”, resumiu o secretário municipal de saúde Leo Prates.

Sair da versão mobile