Ícone do site Bahia Pra Você

Pelourinho se veste de vermelho para celebrar Santa Bárbara, símbolo de fé e resistência 

padroeira dos bombeiros e dos mercados. O Pelourinho se transforma em um grande cenário de fé e ancestralidade, com o vermelho

A Bahia celebra, nesta quinta-feira (4), uma das festas mais tradicionais do calendário cultural: as homenagens a Santa Bárbara, protetora contra tempestades e trovões, padroeira dos bombeiros e dos mercados. O Pelourinho se transforma em um grande cenário de fé e ancestralidade, com o vermelho dominando cada canto do Centro Histórico. 

Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a celebração conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), garantindo a preservação do festejo reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2008. 

Este ano, o tema é: 

“Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa Esperança.” 

Para o padre Lázaro Muniz, da Igreja do Rosário dos Pretos, a festa renova valores de fé, coragem e esperança: 

“A celebração revela a dimensão da espiritualidade que marca a vida de muitas pessoas, independentemente da idade, gênero ou religião. Graças a Deus contamos com o apoio irrestrito do Governo do Estado, essencial para manter viva essa tradição”, afirmou. 

ANÚNCIO
Festejos Religiosos 

O prior William Justo destacou a força cultural da festa: 

“Mais que fé, Santa Bárbara representa resistência e cuidado comunitário. Preservar esses ritos é honrar nossos antepassados negros, que mantiveram viva a espiritualidade e consolidaram uma herança identitária do povo baiano.” 

Programação Cultural Gratuita 

Largo do Pelourinho 

Largo Pedro Archanjo 

Largo Quincas Berro D’Água 

Sair da versão mobile