Ícone do site Bahia Pra Você

Palacete Saldanha será sede da nova CAIXA Cultural em Salvador

Imóvel histórico do Centro de Salvador, o Palacete Saldanha, antigo Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, sediará a nova CAIXA Cultural na

Imóvel histórico do Centro de Salvador, o Palacete Saldanha, antigo Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, sediará a nova CAIXA Cultural na capital baiana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16), durante assinatura do contrato de cessão do espaço à Caixa Econômica Federal pelo Governo da Bahia. A cerimônia aconteceu no Pelourinho e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

“De forma responsável, o Governo Federal tem colocado a cultura no orçamento, a Caixa tem outros equipamentos de cultura no Brasil e nosso diálogo tem sido para que até o segundo semestre a primeira etapa desse projeto seja inaugurada”, afirmou o governador durante visita técnica ao espaço. Também participaram do evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, e representantes da Caixa.

Com arquitetura que remete ao barroco de influência hispano-americana, o edifício tombado pelo Iphan terá investimento estimado em R$ 72,2 milhões para recuperação das estruturas e restauração de peças, mantendo as características originais do casarão. Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o projeto prevê a instalação de duas galerias, sala de cinema, teatro e uma agência conceito, em um espaço de sete mil metros quadrados.

“Essa será uma das maiores Caixas Culturais do Brasil e todo investimento terá retorno proporcional em geração de emprego e oportunidades que o setor cultural movimenta”, destacou Vieira.

A ministra Margareth Menezes ressaltou a importância da iniciativa: “Esse ato marca o início de uma nova história para o Liceu de Artes e Ofícios, que se torna mais um importante equipamento cultural para Salvador, para a Bahia e para o Brasil. Um prédio imponente, que respira séculos de arte e resistência, não poderia permanecer de portas fechadas”.

ANÚNCIO

O secretário Bruno Monteiro afirmou que a entrega reforça o calendário de investimentos na cultura baiana: “Estamos semeando desde 2023 e, em 2026, anunciamos esse novo espaço, que vai sediar a CAIXA Cultural. Já iniciamos o CCBB e avançamos em conversas com o Banco do Nordeste para outro centro cultural no Pelourinho”.

Construído no início do século XVIII, o Palacete Saldanha abrigou o Liceu de Artes e Ofícios de 1874 a 2007, oferecendo formações gratuitas em marcenaria, carpintaria, serralheria e artes, formando centenas de pessoas durante o período da escravização. Com a nova CAIXA Cultural, o espaço ampliará as atividades do equipamento artístico, hoje localizado na Avenida Carlos Gomes.

Sair da versão mobile