Dentro da campanha Outubro Rosa, Salvador será palco de diversas atividades de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações promovidas pela Prefeitura envolvem palestras, debates e exames gratuitos para a população, principalmente o público feminino – mais acometido pela doença.
Diferente dos anos anteriores devido à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar o Dia D do Preventivo/Papanicolau exclusivamente por agendamento prévio nas unidades de saúde. A medida visa evitar aglomerações, como recomendam as autoridades sanitárias para evitar a transmissão do novo coronavírus.
A estratégia vai disponibilizar exames para detecção do câncer do colo de útero e consultas médicas e de enfermagem para exame clínico das mamas, além de encaminhar mulheres para realização de mamografias.
Serão desenvolvidas, ainda, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), dispensação de preservativos masculino, feminino e lubrificantes, além de atividades educativas sobre a temática, contemplando também a discussão acerca da saúde integral da mulher com orientações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“É uma ação importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, através do diagnóstico precoce destas doenças. Estamos reunindo todos os esforços nestas ações para um Outubro Rosa repleto de conscientização, prevenções e resultados”, afirma o titular da SMS, Leo Prates.
Hospital Municipal
A partir da próxima segunda-feira (5), o Hospital Municipal de Salvador (HMS) vai oferecer para os Distritos Sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima 35 exames por dia de ultrassonografias, sendo 20 marcações de ultrassom de mamas e 15 marcações de ultrassom transvaginal.
Os atendimentos acontecerão de segunda a sábado, no turno da manhã, e terças e quintas-feiras, no turno da tarde. A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +.