Ícone do site Bahia Pra Você

OSBA leva “Barroco Afrofonia” a Santo Amaro com concerto gratuito

Santo Amaro será palco, neste domingo (14), às 17h, do concerto “Barroco Afrofonia”, apresentado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)

Santo Amaro será palco, neste domingo (14), às 17h, do concerto “Barroco Afrofonia”, apresentado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) dentro do projeto “OSBA na Estrada”, que leva música de concerto a cidades do interior do estado. A apresentação acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

O programa celebra a contribuição de compositores afrodescendentes para a música barroca produzida no Brasil e na Europa entre os séculos XVII e XIX. O título “Barroco Afrofonia” une “afro” (afrodescendência) e “fonia” (som/voz), sintetizando a proposta de dar protagonismo a vozes históricas que influenciaram a música de concerto, mas nem sempre foram reconhecidas. 

Entre os destaques do repertório estão obras dos baianos Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) e José Pereira Rebouças (1789-1843), do pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789), do mineiro Emérico Lobo de Mesquita (1746-1805) e do carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). Também serão apresentadas composições de representantes da Diáspora Negra que atuaram na Europa, como Vicente Lusitano (c.1520 – pós-1561), Ignatius Sancho (c.1729-1780) e Chevalier de Saint-George (1745-1799). 

Instrumentos de época e narrativa cênica

O concerto será interpretado pelo Núcleo de Música Antiga da Bahia, formado por músicos da OSBA e da Escola de Música da UFBA (EMUS-UFBA): José Maurício Brandão (cravo), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (violino e viola barrocos) e Hugo Prio (oboé barroco). O grupo utiliza instrumentos de época, ampliando repertórios e valorizando obras clássicas sob uma perspectiva histórica. 

Segundo Lucas Robatto, flautista e professor da UFBA, a apresentação vai além da música: “Além do componente musical, ‘Barroco Afrofonia’ traz textos e falas dos próprios compositores e de seus contemporâneos, abordando suas trajetórias e contribuições históricas. Para essa dimensão cênica, teremos a participação da atriz e dramaturga Dani Souza, que ajuda a reviver as vozes da presença africana em nosso passado musical”, afirma. 

ANÚNCIO
Serviço

OSBA na Estrada apresenta: “Barroco Afrofonia” 

Sair da versão mobile