Ícone do site Bahia Pra Você

ONU pede retirada de tropas russas na Ucrânia

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na quinta-feira (23) uma nova resolução pedindo o fim da guerra na Ucrânia,

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na quinta-feira (23) uma nova resolução pedindo o fim da guerra na Ucrânia, que está prestes a completar um ano.

A resolução, como um todo, pede o fim da guerra, o respeito à soberania ucraniana, à integridade física de civis e às convenções internacionais relativas ao tratamento de prisioneiros de guerra. O texto também conclama às duas partes e à comunidade internacional que busquem formas de mediar a paz. O documento ressalta que o fim da guerra fortaleceria a paz e segurança internacionais.

O texto também aponta os efeitos da guerra na segurança alimentar, energética e nuclear, pedindo uma solução imediata em conformidade com os princípios previstos na Carta da ONU, o tratado que estabeleceu as Nações Unidas. Além disso, enfatizou a necessidade dos responsáveis por crimes de guerra enfrentarem processos internacionais.

O texto foi aprovado por 141 votos. Outros 32 países votaram contra a resolução e sete se abstiveram. O Brasil foi o único país dos Brics (bloco econômico composto também por Rússia, China, Índia e África do Sul) a votar favorável. O documento não tem força legal, apenas um peso político.

*Com informações da Agência Brasil
Sair da versão mobile